Itaú recebe multa de quase R$ 200 mil do Procon
O órgão de defesa do consumidor teria constatado infrações durante monitoramento.
Após monitoramento em uma agência, o Procon-MG constatou infrações cometidas pelo banco Itaú. A situação resultou em multa de quase R$ 200 mil para a instituição financeira.
De acordo com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), foram diferentes práticas infrativas que levaram à aplicação da multa na agência mineira.
Agência do Itaú em Minas Gerais é multada pelo Procon-MG
Segundo o MPMG, o Procon-MG aplicou uma multa de R$ 195 mil ao banco Itaú Unibanco S/A diante de infrações registradas durante monitoramento na agência do bairro Cruzeiro, localizado em Belo Horizonte. Em publicação, o MPMG destaca as condições de atendimento da unidade.
Com base em informações publicadas pelo órgão de defesa do consumidor, a agência não realizava a entrega de senha de atendimento aos clientes, além de não identificar assentos preferenciais destinados a idosos.
Outro problema presente na agência do Itaú do bairro do Cruzeiro foi o fato de a unidade não oferecer cabines individuais nos caixas de atendimento ao público.
Monitoramento resulta em multa
Durante a visita de monitoramento à agência, os agentes fiscais do Procon-MG constataram as irregularidades na unidade do Itaú. No entanto, a publicação do MPMG destaca que foram registradas infrações em diferentes agências de diferentes instituições financeiras da capital durante a recente fiscalização.
Diante da aplicação da multa de R$ 195 mil, o Itaú foi autuado e notificado, cabendo ainda a possibilidade de apresentação de defesa. Apesar da oportunidade, o banco não recorreu ou apresentou recurso referente às infrações pelas quais foi acusado.
Por não ter se manifestado dentro do prazo, a Decisão Administrativa do Procon-MG conclui que o Itaú cometeu as infrações citadas — que violam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) — e, por isso, a instituição financeira terá de pagar o valor integral da multa.
Posicionamento do Itaú
O banco Itaú entrou em contato com a redação do Seu Crédito Digital e enviou uma nota em que comenta o caso. Confira, a seguir, o posicionamento do banco.
“O Itaú Unibanco lamenta o ocorrido e esclarece que a maioria dos pontos destacados pelo Procon já foi regularizada na agência em questão, restando apenas um, que também estará em funcionamento no início da próxima semana. O banco reafirma seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e seguro aos clientes, assim como cumprir os normativos que regulamentam o funcionamento das agências bancárias.”
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com