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Itaú recebe multa de quase R$ 200 mil do Procon

O órgão de defesa do consumidor teria constatado infrações durante monitoramento.

Após monitoramento em uma agência, o Procon-MG constatou infrações cometidas pelo banco Itaú. A situação resultou em multa de quase R$ 200 mil para a instituição financeira. 

De acordo com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), foram diferentes práticas infrativas que levaram à aplicação da multa na agência mineira. 

Agência do Itaú em Minas Gerais é multada pelo Procon-MG

Segundo o MPMG, o Procon-MG aplicou uma multa de R$ 195 mil ao banco Itaú Unibanco S/A diante de infrações registradas durante monitoramento na agência do bairro Cruzeiro, localizado em Belo Horizonte. Em publicação, o MPMG destaca as condições de atendimento da unidade.

Com base em informações publicadas pelo órgão de defesa do consumidor, a agência não realizava a entrega de senha de atendimento aos clientes, além de não identificar assentos preferenciais destinados a idosos.

Outro problema presente na agência do Itaú do bairro do Cruzeiro foi o fato de a unidade não oferecer cabines individuais nos caixas de atendimento ao público. 

Monitoramento resulta em multa

Durante a visita de monitoramento à agência, os agentes fiscais do Procon-MG constataram as irregularidades na unidade do Itaú. No entanto, a publicação do MPMG destaca que foram registradas infrações em diferentes agências de diferentes instituições financeiras da capital durante a recente fiscalização.

Diante da aplicação da multa de R$ 195 mil, o Itaú foi autuado e notificado, cabendo ainda a possibilidade de apresentação de defesa. Apesar da oportunidade, o banco não recorreu ou apresentou recurso referente às infrações pelas quais foi acusado.

Por não ter se manifestado dentro do prazo, a Decisão Administrativa do Procon-MG conclui que o Itaú cometeu as infrações citadas — que violam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) — e, por isso, a instituição financeira terá de pagar o valor integral da multa.

Posicionamento do Itaú

O banco Itaú entrou em contato com a redação do Seu Crédito Digital e enviou uma nota em que comenta o caso. Confira, a seguir, o posicionamento do banco.

“O Itaú Unibanco lamenta o ocorrido e esclarece que a maioria dos pontos destacados pelo Procon já foi regularizada na agência em questão, restando apenas um, que também estará em funcionamento no início da próxima semana. O banco reafirma seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e seguro aos clientes, assim como cumprir os normativos que regulamentam o funcionamento das agências bancárias.”

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com