Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

COMUNICADO HOJE (28) Da Serasa Para Trabalhadores com dívidas com 5 anos ou mais, confira

Nesta quarta-feira (28), a Serasa possui um comunicado para os trabalhadores brasileiros com dívidas abertas por 5 anos ou mais. Confira!

A Serasa tem um comunicado para os trabalhadores que estão com dívidas de 5 anos ou mais. Logo, uma das dúvidas frequentes entre este público é se esse tipo de débito ainda pode ser cobrado pelos credores, por exemplo.

Dessa forma, saiba mais informações sobre como funciona a cobrança nesta situação ou se há a prescrição da mesma. Continue a leitura!

Serasa comunica trabalhadores sobre dívidas de 5 anos ou mais

Fundo cinza sobreposto pela logo da Serasa com um megafone ao lado
Imagem: Krakenimages.com / Shuterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Contrariando a crença popular, uma dívida não desaparece após cinco anos. Apesar de não poder mais gerar negativação após esse período, a obrigação do pagamento continua existindo e a cobrança é perfeitamente legal, reforça a Serasa, uma das maiores empresas de análise de crédito do país.

Ademais, uma dívida caducada ou prescrita é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos sem pagamento. Portanto, não pode mais ser motivo para inclusão do nome do devedor em cadastros de proteção ao crédito como o Serasa e SPC. No entanto, tal situação não anula a existência da dívida nem a possibilidade de cobrança por parte do credor.

Na prática, a dívida com mais de 5 anos não influencia mais o Serasa Score, o que pode facilitar a obtenção de crédito em outras empresas, exceto na própria empresa credora da dívida.

Cobranças informais podem continuar

Mesmo com o prazo de prescrição ultrapassado, cobranças informais podem ainda podem ocorrer, como ligações e cartas solicitando o pagamento. Além disso, ainda é possível que a dívida tenha seu protesto em cartório, dependendo da avaliação de risco feita pelo credor.

Ainda, a lei permite o protesto de um título ou documento de dívida prescrito, e mesmo que a dívida tenha caducado ou prescrito, o protesto só terá seu cancelamento com o pagamento da dívida e a autorização do credor.

Portanto, para sanar essa situação de vez, os consumidores que estão enfrentando uma dívida com mais de 5 anos podem buscar formas de regularizá-la por meio da plataforma do Serasa Limpa Nome. Por lá, é possível realizar a consulta gratuita da situação da dívida e até mesmo a negociação de um acordo com condições especiais.

Imagem: Krakenimages.com / Shuterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital