Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Comunicado importante para quem possui cartão de crédito do C6 Bank

Se você tem um cartão de crédito do C6 Bank leia o texto para ver qual a mudança o banco está fazendo nas tarifas

Quem tem cartão de crédito do C6 Bank precisa ficar atento. Na última quinta-feira (27) o banco anunciou que vai fazer mudanças em suas tarifas. A partir do dia 12 de maio, a taxa de spread para compras internacionais terá um novo valor.

Quando uma pessoa usa o cartão de crédito para fazer compras em outro país, a operadora do cartão cobra duas taxas principais: spread e IOF. O primeiro, é a diferença entre a taxa de câmbio do mercado e a que o banco cobra. Ou seja, é a porcentagem de lucro que o banco quer ter em cima da operação.

Já IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, taxa que todos devem pagar ao usar o sistema bancário para fazer transações internacionais. Nesse caso, a alíquota do imposto muda de acordo com o tipo de operação.

Cartão de crédito do C6 Bank passa a ter spread de 5,25%

O governo determina o teto da tarifa do IOF para cada operação financeira, sendo que a taxa está passando por um processo de redução, até ser zerada em 2029. Em contrapartida, cada banco pode decidir quanto de spread vai cobrar de seus clientes.

Em 2023, a taxa do IOF caiu de 6,38% para 5,38% para as operações com cartão de crédito. Seguindo o caminho contrário, o C6 Bank decidiu aumentar a taxa do spread para as compras internacionais com cartão de crédito. Assim, ele passa de 4% para 5,25% a partir da próxima sexta-feira.

Para os clientes do banco, o crescimento de 1,25% na alíquota vai significar um crescimento de quase 24% nos custos de suas compras internacionais.

Conta Global

Para os clientes do cartão de crédito do C6 Bank que não querem pagar um spread de 5,25%, a solução pode ser abrir uma Conta Global do banco digital. Nesse caso, o spread da conta é de 2% para dólar e 2,5% para o euro.

Além disso, o IOF também é menor, como uma taxa de 1,1% de envio e 0,38% de retorno.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com