Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

COMUNICADO URGENTE para TODOS inscritos no CadÚnico

Você está inscrito no CadÚnico? Então precisa ficar por dentro desse comunicado urgente para não perder seus benefícios.

Os inscritos no CadÚnico devem ficar atentos. Um comunicado urgente foi feito: a Controladoria Geral da União (CGU) afirmou que cerca de cinco milhões de inscritos não estão com seus dados no cadastro atualizados. Isso fará com que a família deixe de receber os benefícios devidos.

O CadÚnico é um registro que identifica todos aqueles que recebem algum auxílio de natureza social, o que inclui, aliás, o programa de transferência de renda nacional, Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil). O cadastro precisa, obrigatoriamente, estar com as informações em dia.

Para se inscrever ou informar mudanças, o líder familiar, maior de 16 anos, deve ir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e fazer uma entrevista. Caso nenhum dado mude, ainda é preciso, a cada dois anos, confirmar que os dados seguem os mesmos.

Atualizações do CadÚnico

Para checar se seus dados estão atualizados e até fazer mudanças e confirmações, o usuário pode acessar o site do CadÚnico ou o aplicativo oficial, disponível no Google Play, para celulares Android, e na Apple Store para sistema iOS. Para fazer atualizações, no entanto, é preciso entrar na conta Gov.br.

Tanto no aplicativo quanto na versão para web, você encontra a opção “Atualização Cadastral por Confirmação”. Essa alternativa é para quem permanece com os mesmos dados, mas precisa fazer a confirmação (a cada dois anos).

Você ainda pode fazer uma consulta pelo número do Ministério da Cidadania. Ligue para 0800 707 2003 de forma gratuita. O horário de atendimento por telefone é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados.  

CadÚnico desatualizado

O CadÚnico é requisito para o recebimento de diversos benefícios. Não ter os dados atualizados vai fazer com que toda a família tenha seu benefício suspenso e, caso não haja uma regularização, bloqueado. Isso porque os dados servem também para determinar os benefícios aos quais cada família têm direito.

Além disso, na hora de enviar, por exemplo, cartões sociais (como o novo cartão do Bolsa Família, que está em processo de distribuição), usa-se o endereço informado no cadastro. Não informar mudanças no endereço fará com que o cartão vá para o lugar errado.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com