Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concessionários Peugeot podem ir à Justiça por causa de carros defeituosos

Carros defeituosos levam concessionários da Peugeot e da Citroën à Justiça. Entenda o caso e confira os detalhes.

Os concessionários da Peugeot e da Citroën do Brasil notificaram a Stellantis, grupo responsável pelas marcas no Brasil, a respeito da falta de qualidade nos veículos.

A situação foi reportada no último dia 12 de maio, quando o UOL soube, com exclusividade, quais instituições ameaçam levar o caso à Justiça. Conforme informações da Abracit e Abracop, associações da Citroën e Peugeot, respectivamente, destacaram, as marcas já estão cientes dos problemas. 

Apesar disso, as críticas continuam e relatam, principalmente, a frequente falta de peças e problemas com a qualidade dos veículos. 

O que dizem os concessionários? 

Os concessionários destacaram que a situação fez com que eles não tivessem meios para atender os clientes de forma satisfatória. Assim, os defeitos com os veículos têm impactado os recebimentos de bônus ligados a pesquisas de qualidade feitas pelas marcas. 

Em uma das partes do documento, os concessionários alegam, ainda, que o lançamento do Citroën C3 foi adiado. O carro foi alvo de muitas campanhas para correção de problemas. 

Ainda segundo o documento, em algumas campanhas houve a falta de peças para substituição. Ou seja, houve interferência na reconstrução da imagem das marcas de maneira positiva.

Portanto, os concessionários querem que as montadoras resolvam os problemas com as peças e pedem maior qualidade nas peças com urgência. Outra solicitação, é que as marcas se responsabilizem pelas falhas e defeitos de fabricação. 

Reclamações dos clientes

Outro questionamento das associações é que, tanto a Peugeot quanto a Citroën, não respondem os canais de comunicação com os consumidores, como o “Reclame Aqui”. Nem mesmo as redes sociais recebem atenção das marcas. 

Em um post da Citroën no Instagram há muitos comentários de clientes insatisfeitos. A postagem fala que o C3 é o melhor carro urbano do mundo pela World Car Awards, mas os comentários dizem o contrário. 

Um dos clientes diz ter o modelo C4 da marca e que teve problemas com a caixa de direção. No relato, o cliente ainda destaca que o descaso da Citroën “supera qualquer experiência positiva”. Outra pessoa disse na postagem que teve problemas com o carro no primeiro mês de uso.

Imagem: Mikbiz/ Shutterstock