Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concurseiros precisarão fazer o Enem? Entenda nova proposta do Governo

Nova proposta do governo gera dúvidas quanto aos concursos públicos. Saiba a seguir se concurseiros precisarão fazer o Enem.

Concurseiro fazendo Enem? O governo federal anunciou a nova proposta na quinta-feira (24) por meio do do jornal Folha de S. Paulo, o que tem gerado dúvidas entre o público. Isso porque o governo Lula pretende criar uma prova de nível nacional para unificar os concursos públicos.

Assim, a ideia do governo é se inspirar no modelo do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Então, continue na leitura para saber mais sobre a novidade. 

“Enem” para concurseiros

De acordo com as informações, o governo está avaliando a adoção de uma prova única para concursos federais, bem como acontece com o Enem, que existe desde o ano de 1998. Para o governo, essa proposta irá colaborar com a democratização do acesso às vagas, permitindo que os concurseiros de locais remotos do país possam participar das seleções.

As informações indicam que a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentará em breve a nova proposta aos órgãos envolvidos no tema. Ainda ao jornal Folha de S. Paulo, a ministra destacou o baixo custo que uma prova unificada para concurseiros representaria.

“É um processo de democratização do acesso para se tornar servidor público, mas também no sentido de que há uma retomada do processo de contratação para o setor, reforçando o fortalecimento do Estado brasileiro”, declarou a líder da pasta.

Veja também:

Novo salário mínimo: é possível sacar mais dinheiro do PIS/Pasep 2023? Entenda

Mais detalhes da proposta 

Quanto à prova única para concurseiros, a ministra revelou à Folha de S. Paulo que os participantes seriam testados em conhecimentos gerais e perguntas específicas ligadas à área escolhida pelos próprios candidatos.

Cabe destacar que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos tem, ao longo do atual governo, demonstrado esforços para a retomada dos concursos no país. No último mês de julho, Dweck voltou a confirmar novos concursos públicos para 2.470 cargos efetivos.

Imagem: panitanphoto / shutterstock.com