Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concurso público com mais de 500 vagas é autorizado pelo governo; saiba mais

O Governo Federal autorizou a realização de um concurso público para 4 ministérios. Saiba mais informações!

O Governo Federal está abrindo novas vagas através de concursos públicos. Logo, houve a autorização para realizar processos seletivos que preencherão cerca de 520 vagas espalhadas por 4 ministérios.

As oportunidades abrangem os nível médio e superior de escolaridade. A autorização, por sua vez, partiu da Portaria 5.759 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Saiba mais sobre os novos concursos do governo a seguir.

Governo Federal autoriza concurso público para 4 ministérios

candidatos realizando prova de concurso em sala de aula
Imagem: Panitanphoto / Shutterstock.com

A publicação dessa portaria aconteceu nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), sob a assinatura da ministra do MGI, Esther Dweck. Assim, entre as 520 vagas, 370 são para essa pasta do governo, inclusive.

Logo, a distribuição das oportunidades nos demais ministérios ficou da seguinte forma: o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) terá 60 vagas, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), 60, e o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), 30.

Veja também:

Governo divulga lista de quem vai receber até R$ 15 mil pela Caixa; confira

Assim, após a autorização da realização do concurso público, o prazo para o lançamento do edital é de 6 meses. Uma vez divulgado, as provas do processo do seletivo devem ocorrer dois meses depois. Confira todos os cargos disponíveis através do portal do Governo Federal.

Gestão autorizou outros processos seletivos nesta semana

Na última quarta-feira (27), o MGI também já havia autorizado a realização de concursos públicos para outros órgãos do governo. Ao todo, são 450 vagas, sendo 400 delas para a Advocacia-Geral da União (AGU) e mais 50 para o Ministério da Cultura (MinC).

Sendo assim, a AGU oferece 12 cargos de nível superior. Ainda, as 50 vagas do MinC são para a função de Analista Técnico-Administrativo, também a nível superior. A determinação das portarias, portanto, é que a responsabilidade dos concursos públicos será dos órgãos autorizados, bem como a criação das normas e a publicação do editais, por exemplo.

Imagem: Panitanphoto / Shutterstock.com