Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concurso Unificado: confira o que pode e o que não pode levar para fazer as provas

Prepare-se para o Concurso Nacional Unificado que ocorre neste domingo (5)! Confira dicas, regras e o que levar no dia da prova

Neste domingo (5), ocorre o Concurso Nacional Unificado (CNU), uma das maiores seleções para vagas no serviço público federal, em 228 cidades brasileiras. Assim, com mais de 2,1 milhões de inscritos disputando 6.640 vagas, os preparativos finais são essenciais para garantir uma execução tranquila e eficaz por parte dos candidatos.

Dessa forma, para evitar contratempos, é fundamental ler o cartão de confirmação de inscrição e portar um documento original com foto. Entre os aceitos estão RG, CNH, título de eleitor, entre outros. 

No entanto, é importante ressaltar que cópias ou capturas de tela de documentos digitais não serão aceitas. Assim, a apresentação dos documentos digitais deve ocorrer diretamente do aplicativo oficial. Veja mais detalhes do certame!

O que levar para a prova do Concurso Unificado

Portanto, cada detalhe é importante no dia da prova. Assim, é permitido levar caneta preta com corpo transparente, e é aconselhável ter mais de uma para evitar imprevistos. Quanto à alimentação, alimentos e bebidas podem ser levados, desde que as embalagens estejam lacradas e as garrafas sejam transparentes.

No entanto, não poderá haver a comunicação entre os candidatos, o uso de lápis, lapiseiras ou canetas de outra cor que não a preta. Além disso, acessórios como óculos escuros, chapéus e qualquer tipo de eletrônico estão proibidos. Caso tais itens sejam detectados, o candidato será automaticamente desclassificado.

Veja também:

INSS dá início a pagamento do 13º a um novo grupo; confira

Ademais, como o Brasil enfrenta uma onda de calor, recomenda-se o uso de roupas e sapatos confortáveis. Verificar a previsão do tempo para o dia pode ajudar a evitar desconfortos térmicos e garantir que a concentração seja totalmente para a resolução da prova.

Logo do concurso unificado do Governo Federal
Imagem: Reprodução / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Local de prova

Por fim, para verificar o local em que você fará a prova do Concurso Unificado, basta seguir os passos abaixo:

  • O primeiro passo é acessar a Área do Candidato no site do CNU;
  • Utilize seus dados de login, criados durante a inscrição, para entrar na plataforma;
  • Na Área do Candidato, procure pela opção “Cartão de Confirmação de Inscrição”;
  • Clique no botão para visualizar ou baixar o seu cartão – lá estarão todas as informações necessárias para o candidato, inclusive o local de prova.

Imagem: Reprodução / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos