Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concurso Unificado: prazo para se inscrever termina sexta-feira (09)

O Concurso Unificado do Governo Federal está com as inscrições abertas, mas elas se encerram na próxima sexta-feira (09). Saiba mais!

O Concurso Nacional Unificado, considerado o “Enem dos Concursos”, tem como objetivo oferecer vagas de emprego voltadas para o funcionalismo público. Logo, os interessados precisam ficar atentos ao prazo, já que as inscrições se encerram na próxima sexta-feira (09).

Ademais, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a seleção já conta com cerca de 1,5 milhão de inscritos. Continue a leitura!

Inscrições para o Concurso Unificado se encerram no próximo dia 9

Pessoas sentadas em sala de aula fazendo a prova de concurso
Imagem: AimPix / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A prova, prevista para ocorrer no dia 5 de maio, será o passaporte para um total de 6.640 vagas, distribuídas entre 21 órgãos que aderiram ao processo seletivo. Sendo assim, esse total divide-se em 692 vagas para nível médio e 5.948 vagas para ensino superior.

O certame possui taxas de inscrição de R$ 60, destinadas às vagas de nível médio, e R$ 90, dedicadas às oportunidades de nível superior. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site oficial do Concurso Unificado .

Portanto, ficam isentos da taxa os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), bem como aqueles que cursam ou já cursaram faculdade pelo Fies, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, ou pelo ProUni, o Programa Universidade para Todos. Também estão isentos candidatos que realizaram transplante de medula óssea. 

Veja também:

Banco do Brasil libera 13º salário Antecipado, Veja quem Recebe

Como está a distribuição das vagas?

Um dos diferenciais do Concurso Unificado está na formação de 8 blocos temáticos para dividir as vagas entre os órgãos públicos. Assim, isso permite que os inscritos se candidatem a mais de um cargo, desde que estejam no mesmo bloco. Abaixo, seguem os blocos e os números de vagas correspondentes:

  • Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas;
  • Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Nível Intermediário: 692 vagas.

Imagem: AimPix / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital