Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confiança do setor de serviços atinge o menor nível desde março de 2023, aponta FGV IBRE

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu para 92,0 pontos em dezembro, atingindo seu menor nível desde março de 2023. Confira!

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE registrou uma queda significativa de 2,4 pontos em dezembro, atingindo 92,0 pontos. Sendo assim, torna-se o menor nível desde março de 2023, quando atingiu 91,7 pontos.

Ademais, a análise em médias móveis trimestrais revela um recuo de 1,6 ponto em comparação ao mês anterior. Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, apontou a perda de fôlego do setor de serviços ao longo do ano. A confiança de serviços, em queda nos últimos cinco meses, reflete um pessimismo em relação ao futuro dos negócios. Confira mais sobre a confiança no setor de serviços abaixo!

Confiança no setor de serviços

Mão vestindo luva segurando chave inglesa enquanto outra mão faz o sinal de joia.
Imagem: VGstockstudio / shutterstock.com

Apesar da diminuição da taxa de juros e do endividamento das famílias, o setor de serviços não parece estar preparado para uma retomada consistente no próximo ano. A exceção são os serviços voltados para as famílias, que mantêm expectativas relativamente elevadas.

Entretanto, o setor de serviços como um todo depende fortemente da recuperação da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho. A deterioração das expectativas foi o principal fator que impactou o índice de dezembro.

O Índice de Expectativas (IE-S) caiu 4,8 pontos, alcançando 87,2 pontos, o menor desde janeiro de 2023 (85,5 pontos). Já o Índice de Situação Atual (ISA-S) teve uma leve variação negativa de 0,2 ponto, chegando a 96,9 pontos, influenciado pela avaliação atual dos negócios.

ISA-S

No ISA-S, a queda foi impulsionada pela percepção negativa sobre a situação atual dos negócios, enquanto o volume da demanda atual apresentou um discreto aumento. No entanto, em relação às expectativas, tanto a previsão de demanda para os próximos três meses quanto a perspectiva de negócios para os próximos seis meses caíram significativamente.

Esse desempenho de dezembro confirma a desaceleração do setor de serviços nos últimos meses do ano. O quarto trimestre encerrou com uma queda de 3,5 pontos na confiança em relação ao trimestre anterior, tanto no ISA-S quanto no IE-S, indicando uma desaceleração após um terceiro trimestre mais positivo.

Veja também:

Veja quais foram os melhores investimentos de 2023

Em resumo, o último trimestre de 2023 refletiu a perda de impulso na confiança do setor de serviços após um período anterior de recuperação e resiliência. Por fim, confira a confiança da indústria aqui.

Imagem: VGstockstudio / shutterstock.com