Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja quais foram os melhores investimentos de 2023

Algumas opções podem ser consideradas as melhores opções de investimentos de 2023 com base no cenário econômico. Confira!

No universo dos investimentos, o ano de 2023 destacou-se de forma bastante expressiva. Os juros em alta nos Estados Unidos e a manutenção da taxa de juros no Brasil acima dos 10%, mesmo com os recentes cortes da Selic, fizeram com que a renda fixa continuasse a ser uma opção atraente. Além disso, a performance das criptomoedas e das ações também impressionou. Mas quais foram os melhores investimentos de 2023?

Diferentes especialistas abordam distintos pontos de vista sobre os investimentos que se destacaram em 2023. Assim sendo, é possível contar com uma análise mais diversa nesse sentido. As informações são do Inteligência Financeira e Uol.

Melhores investimentos de 2023

A renda fixa foi um dos melhores investimentos. Esse ano reafirmou a necessidade da diversificação de carteira. Isso porque a garantia de juros elevados fez com que a renda fixa continuasse sendo muito procurada pelos investidores. 

Sob esta perspectiva, o Tesouro Selic foi destaque. Os títulos públicos IPCA+ longos e a boa avaliação creditícia como outros destaques. Além disso, alguns analistas citam a renda fixa internacional, criptomoedas e ações, que também se destacaram como bons investimentos, principalmente devido às circunstâncias econômicas globais.

Por fim, nesse mesmo caminho, destacam-se também produtos como LCI, LCA, CDB e Tesouro Selic. Como citado anteriormente, juros reais altos geralmente favorecem investimentos em renda fixa, que oferecem menor risco, proteção contra a inflação e menos volatilidade.

Imagem de um executivo de terno preto segurando um tablet. Da tela do tablet, saem imagens de gráficos, representando uma plataforma de investimentos
Imagem: Reprodução/ Freepik

Bitcoin X Ouro

O Bitcoin, primeira e principal criptomoeda, tem se mostrado cada vez mais resiliente nas crises financeiras. Além dos períodos de baixa, a criptomoeda se tornou um investimento atrativo por ser uma moeda descentralizada, permitindo aos investidores fugirem de problemas ligados aos governos.

Na contramão do Bitcoin, encontra-se o ouro, que historicamente se beneficia em períodos de maior pânico global devido a sua característica de investimento seguro. A valorização do ouro nos últimos anos foi intensificada pela pandemia global e conflitos geopolíticos, como a guerra entre a Rússia e Ucrânia. 

Veja também:

Montadora de carros interrompe ações após adulteração em testes de segurança; saiba detalhes

Entretanto, com o cenário global apresentando indicativos de tranquilidade futura, outros ativos de maior risco ganham destaque, enquanto os investimentos no ouro são desfavorecidos.

Imagem: Reprodução/ Freepik