Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira a lista de 6 novos itens obrigatórios nos carros a partir de 2024

Confira a lista dos novos itens obrigatórios nos carros a partir da resolução que passou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano!

Uma mudança na legislação de trânsito brasileira determina a presença de novos itens obrigatórios nos carros já a partir de 2024. Trata-se, portanto, dos veículos novos que serão vendidos no país desde 1º de janeiro deste ano.

A obrigatoriedade já deveria estar em vigência, segundo a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). No entanto, em razão da pandemia de Covid-19, o Governo Federal adiou essas mudanças por alguns anos. Continue a leitura para saber quais são os itens obrigatórios!

Quais são os novos itens de segurança obrigatórios nos carros em 2024?

rodovia com vários carros em movimento
Imagem: khunkorn / Shutterstock.com

Embora a resolução do Contran estivesse prevista originalmente para começar em 2021, a pandemia de Covid-19 criou inúmeros desafios que tornaram o prazo inviável. Em resposta a essas dificuldades, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) solicitou do Contran a extensão do prazo para atender a esses requisitos, que então foi estendido para 1º de janeiro de 2024.

Dessa forma, a norma que finalmente entrou em vigor indica que os novos carros devem ter, obrigatoriamente, os seguintes itens de segurança:

  • Controle de estabilidade;
  • Luzes diurnas;
  • Alerta no painel para cinto de segurança afivelado;
  • Teste de impacto lateral;
  • Indicação de frenagem brusca; e
  • Repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas.

Quais são os requisitos?

Em suma, em 2024, todos os carros devem apresentar esses itens obrigatórios para serem vendidos no Brasil. Quanto à luz diurna (DLR), por exemplo, elas não precisar ser de LED, necessariamente. Logo, lâmpadas convencionais já são suficientes para cumprir esse requisito.

Veja também:

Julgamento sobre revisão da vida toda do INSS será retomado pelo STF em menos de um mês

Ademais, vale destacar que, apesar das mudanças valerem para os carros novos a partir desse ano, as regras são diferentes para vans, ônibus e caminhões. Para esses tipos de veículos, portanto, a obrigatoriedade para o controle de estabilidade começará a valer apenas em 1º de janeiro de 2025.

Por fim, o setor automotivo precisará se adaptar às mudanças quanto aos novos itens obrigatórios nos carros, a fim de oferecer mais segurança aos condutores e passageiros que utilizarem esses veículos. Isso mostra, também, a importância do uso da tecnologia nesse quesito.

Imagem: khunkorn / Shutterstock.com