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Confira a lista dos bancos que receberam mais reclamações de clientes no Brasil

Descubra quais foram os bancos com mais reclamações no primeiro trimestre de 2024 e saiba como evitar problemas com serviços bancários

Recentemente, o Banco Central (BC) divulgou recentemente o ranking dos bancos que mais receberam reclamações de clientes no Brasil no primeiro trimestre de 2024. Assim, segundo dados da autoridade monetária, inúmeros clientes enfrentaram problemas como cobranças indevidas e demora na liberação de crédito, levando a um descontentamento generalizado.

De acordo com o Banco Central, um total de 1.892 reclamações foram procedentes. Entre as principais estão cobranças duplicadas na fatura do cartão de crédito e compras realizadas com cartões clonados. Itaú, BRB e Inter foram as instituições que encabeçaram a lista com o maior número de queixas registradas. Veja mais detalhes!

Bancos com mais reclamações

Além das cobranças indevidas, houve 856 reclamações relacionadas a erros em débitos automáticos e falhas humanas no processo de saques e depósitos, com Bradesco, Caixa Econômica Federal e Inter novamente no topo das queixas. 

As demoras e erros na liberação de créditos também foram significantemente apontadas, com 762 registros, envolvendo grandes bancos como Santander e Bradesco. 

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Além disso, o sistema de pagamentos instantâneos, Pix, também sofreu com a insatisfação dos usuários, acumulando 546 reclamações. Os problemas variaram desde a demora na execução das transações até o bloqueio indevido de valores. Nesse quesito, Inter domina o número de reclamações seguido pelo BTG Pactual/Banco PAN e PagBank-PagSeguro.

Mulher olhando para o celular com expressão de surpresa e insatisfação.
Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Os principais motivos das reclamações

Enfim, as principais razões para as reclamações contra os bancos no primeiro trimestre deste ano foram::

  • Dificuldade em cancelar produtos e serviços: cobranças indevidas e burocracia para cancelar serviços são frequentes motivos de insatisfação;
  • Falhas nos canais de atendimento: dificuldade para falar com um atendente, demora no atendimento e canais digitais que não funcionam são problemas recorrentes;
  • Problemas com cartões: cartões bloqueados sem motivo, fraudes e dificuldade para obter a segunda via são algumas das reclamações relacionadas aos cartões;
  • Cobranças indevidas: taxas extras não informadas, débitos automáticos não autorizados e erros nos extratos figuram entre as cobranças indevidas mais comuns.

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital