Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as 10 áreas que os brasileiros consideram que o governo deveria dar mais atenção

Veja o que os brasileiros apontaram ao serem questionados sobre as áreas que o Governo Federal deveria dar mais atenção!

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) realizou, entre os dias 12 e 16 de outubro de 2023, a pesquisa RADAR para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), sobre a percepção e expectativa da sociedade frente a aspectos da economia e prioridades para o país.

Dessa forma, 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil foram entrevistadas via contato telefônico. A maioria foram mulheres (53%), com idade entre 25 e 44 anos (40%), com ensino médio completo (41%) e renda de até 2 salários mínimos (R$ 2.640,00 em 2023). Além disso, a região com o maior número de entrevistados foi o Sudeste (43%). Veja mais detalhes!

Veja também:

Procon emite alerta urgente sobre o golpe do boleto falso; saiba como não cair no prejuízo

Prioridades dos brasileiros

Lula discursando em palanque
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Ao serem questionados sobre as áreas que o Governo Federal deveria dar mais atenção, os brasileiros apontaram Saúde (29%), Emprego e Renda (26%). Portanto, confira o ranking e a variação entre setembro e outubro, conforme a pesquisa RADAR:

Áreas que o governo deveria dar mais atençãoSetembro/2023Outubro/2023
Saúde29%29%
Emprego e renda27%26%
Educação15%14%
Segurança5%8%
Inflação e Custo de Vida8%7%
Fome e Pobreza6%7%
Corrupção4%4%
Reforma tributária3%2%
Meio Ambiente1%2%
Infraestrutura, como estradas e saneamento1%1%
Fonte: IPESPE/Febraban

Expectativas para o futuro

Além das áreas que mais exigem atenção do governo, o estudo RADAR também questionou os entrevistados sobre as expectativas com relação ao país até o final de 2023. Embora o número de pessoas que acredita que a economia do Brasil vá melhorar continue expressivo, apresentou importante recuo, passando de 59% em setembro para 56% em outubro. Confira:

  • 56% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá melhorar;
  • 24% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá ficar igual;
  • 17% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá ficar pior;
  • 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil