Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procon emite alerta urgente sobre o golpe do boleto falso; saiba como não cair no prejuízo

O Procon está alertando os consumidores sobre o golpe do boleto falso. Saiba mais sobre como identificar e evitar essa fraude!

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) emitiu um importante alerta para a população. Trata-se do golpe do boleto falso. Apesar se não ser uma novidade, os criminosos sempre encontram uma forma de reinventar essa fraude.

Desse modo, o Procon do Estado do Amazonas adverte os consumidores sobre os riscos de não verificar a veracidade de um boleto, cair no golpe e, consequentemente, perder dinheiro. Saiba mais informações sobre essa fraude a seguir.

Procon-AM faz alerta sobre golpe do boleto falso

Imagem mostra pequena tira de papel com a palavra "golpe" escrita com uma caneta vermelha. Ao lado, há três papéis com código de barras nas pontas
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, comentou sobre como o golpe do boleto falso funciona. De acordo com ele, os criminosos estão utilizando tecnologias para clonar WhatsApp nos sites de bancos e de lojas de departamento, por exemplo.

Assim, os golpistas usam a identidade visual da empresa no aplicativo de mensagens e na confecção dos boletos falsos. Logo, isso leva o cliente a acreditar que se trata de um contato oficial e, portanto, verdadeiro.

Veja também:

Como o banco de horas funciona em feriados?

Dessa forma, eles enviam uma conta a pagar via e-mail, SMS ou utilizam redes sociais, como Facebook, Instagram ou WhatsApp. Ainda, os boletos falsos apresentam código de barras alterado, com rasuras ou falhas na impressão de forma proposital, para que caixas eletrônicos ou aplicativos bancários de celulares não consigam fazer a leitura.

Como evitar cair nesse golpe?

A pessoa que receber um código de boleto dessa forma deve prestar atenção em alguns detalhes. Na hora de utilizar o código enviado no caixa eletrônico ou no aplicativo do banco, deve-se conferir se o valor é o mesmo.

Outro ponto importante diz respeito ao beneficiário, já que, se aparecer o nome de uma pessoa física e não da empresa que está “solicitando” o pagamento, o risco de ser um golpe é muito alto.

Por fim, caso haja desconfiança de que se trata de um golpe do boleto falso, é preciso contatar a empresa ou a instituição financeira em questão para alertar sobre o problema e fazer essa confirmação.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital