Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as cidades mais baratas para se viver no Brasil

Você tem a oportunidade e flexibilidade de morar em outra cidade? Então, confira uma lista com 9 cidades mais baratas para se viver no país.

Está a procura de cidades baratas para se viver no Brasil? Em suma, existe uma lista que apresenta os locais mais baratos para se viver, quando se fala em custo de vida. Aqui, estamos falando sobre gastos dos moradores, como aluguéis, conta de água, luz, telefone e internet.

Além disso, dentro do custo de vida, estão inclusos os produtos de necessidade básica, medicamentos e muito mais. Ademais, tendo em vista que, com a pandemia, as possibilidades de trabalho remoto aumentaram, logo, é possível viver em qualquer cidade. Abaixo, veja quais são as cidades mais baratas para se viver.

Cidades mais baratas para se viver no Brasil

Para criar a lista abaixo, São Paulo é usada como base. Entre os municípios brasileiros, São Paulo tem o maior custo geral de vida. Abaixo, veja a lista de cidades mais baratas para se viver no Brasil em 2022 e 2023.

9. Ji-Paraná, em Rondônia

Em 9º lugar está Ji-Paraná. A cidade é a segunda maior do estado. Entre as cidades da Região Norte, Ji-Paraná é a 16ª mais populosa, com 130 mil moradores. Além de ter um dos menores custos de vida, em especial nos aluguéis, a cidade oferta alto nível de conforto e tranquilidade.

8. Imperatriz, no Maranhão

Entre as cidades mais baratas para se viver está Imperatriz. É o 2º município mais populoso da UF, com 250 mil habitantes. Um dos diferenciais é o fato da cidade ser localizada entre os principais pólos energéticos e empresariais do Nordeste.

7. Viçosa, em Minas Gerais

Se você gosta de morar no interior, Viçosa é uma cidade tranquila e de baixo custo de vida. A cidade é famosa por suas instituições de ensino. Com mais de 70 mil habitantes, Viçosa é ótimo para quem quer sossego e tranquilidade.

6. Teixeira de Freitas, na Bahia

Outra das cidades mais baratas para se viver é Teixeira de Freitas, com 160 mil habitantes. Além do baixo custo de vida, a cidade tem pontos turísticos, instituições de ensino público e oportunidades de emprego.

5. Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul

Essa cidade tem um dos menores custos de vida da região Sul. A economia principal da cidade são as fábricas de calçados. O município se encontra a 40 km da capital Porto Alegre. A cidade tem, atualmente, 250 mil habitantes. Além do baixo custo, a cidade tem uma ótima infraestrutura urbana.

4. Uberaba, em Minas Gerais

Uberaba é uma das cidades mais baratas para se viver. O município é a 8ª maior cidade de Minas Gerais. Ela também é um dos grandes polos da economia e agricultura do Triângulo Mineiro. A cidade tem 300 mil moradores e é uma região cheia de universidades.

3. Mossoró, no Rio Grande do Norte

A cidade é uma das mais famosas da região nordeste, principalmente pelos seus eventos e festas. O município é ideal para quem quer morar em cidades baratas e com ótimas opções de lazer. A economia se baseia nas festas juninas e na agricultura. Atualmente, a cidade tem 200 mil moradores.

2. Anápolis, em Goiás

Anápolis é a segunda maior cidade mais barata para se viver no Brasil. A cidade tem 360 mil habitantes, e fica a 50 km de Goiânia. Além de baixo custo de vida, a cidade tem uma ótima infraestrutura urbana, oportunidades de trabalho e opções de lazer.

1. Guaratinguetá, em São Paulo

Por fim, a cidade com o menor custo de vida é Guaratinguetá. A cidade é famosa por sua infraestrutura turística, que traz muito dinheiro à economia local. Além disso, a cidade é ótima para quem deseja economizar e ter acesso aos principais atrativos das grandes cidades.

Imagem: teoblaze | shutterstock