Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as novas regras para tirar ou renovar a CNH

A nova CNH recebeu algumas alterações, como, por exemplo, a tradução em inglês e espanhol, aproximando-se dos padrões internacionais

Neste ano, o governo criou a nova CNH. Em suma, trata-se de um novo modelo que conta com novas regras para tirar ou renovar a CNH – em especial no que diz respeito à mudança no período de validade da habilitação.

Algumas dessas alterações são visuais: agora, estão presentes uma tabela com a imagem de veículos, bem como a designação da categoria que o motorista está habilitado a dirigir. Ademais, o documento também tem tradução em inglês e espanhol e se aproxima dos padrões internacionais.

Como tirar ou renovar a nova CNH?

Quem deseja tirar o documento precisa passar pelo processo de formação, organizado pelas autoescolas. Assim, é preciso abrir o processo nos órgãos estaduais de trânsito e fazer as etapas do procedimento, como o exame médico e as provas de capacitação.

Também é preciso estar de olho nas taxas do Detran e da autoescola escolhida. Por exemplo: alguns estados podem cobrar até R$ 3 mil dos condutores em formação. O valor muda conforme os encargos.

A partir da aprovação em mãos, a nova CNH vai ser emitida com a letra P, que indica que a mesma é provisória. Apenas depois do prazo de um ano o condutor recebe a versão definitiva.

Então, a habilitação é atualizada com a letra D, com prazo de validade determinado para as autoridades responsáveis.

Vale destacar, ainda, que os documentos possuem informações de restrições médicas, como a necessidade de óculos para conduzir ou problemas de saúde.

Para renovação o processo é diferente

Em caso de renovação, é preciso fazer o agendamento com o Detran do seu estado. Na data solicitada, é preciso apresentar os documentos necessários, fazer exames de aptidão física e mental, e em alguns casos, pagar a taxa de renovação.

A partir das novas regras, a validade da nova CNH varia de acordo com a idade:

  • Até 49 anos: CNH vale por 10 anos;
  • Condutores com 50 a 69 anos: CNH vale por 5 anos;
  • Cidadãos com 70 anos ou mais: CNH vale por 3 anos.

Imagem: OLOS / shutterstock.com