Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as quais as 10 melhores cidades do mundo para se viver

Ranking das 10 melhores cidades do mundo para se viver em 2024, com base em qualidade de vida, segurança, cultura e oportunidades

No ranking anual divulgado pelo Economist Intelligence Unit (EIU), Viena foi eleita, mais uma vez, a cidade número um do mundo para se viver. Assim, este título foi concedido à capital austríaca pelo terceiro ano sucessivo, destacando-se como um exemplo de qualidade em vários aspectos cruciais, como estabilidade e educação.

A pesquisa avalia fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida dos moradores, considerando 173 cidades ao redor do globo. Dessa forma, entre as dez do ranking, encontram-se também Copenhague, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça, compondo o trio de cidades europeias líderes.

Veja também:

Pix de R$ 850 vai ser liberado no Caixa Tem; veja se vai cair na sua conta

Melhores cidades do mundo para se viver

De acordo com o EIU, Viena alcançou a pontuação máxima de 100 pontos em áreas vitais como saúde, educação e infraestrutura. Apesar de receber menos pontos em relação à cultura e ambiente, a cidade ainda se mantém no topo devido ao seu excepcional desempenho nas outras categorias avaliadas. Confira o ranking completo:

  1. Viena, Áustria;
  2. Copenhague, Dinamarca;
  3. Zurique, Suíça;
  4. Melbourne, Austrália;
  5. Calgary, Canadá;
  6. Genebra, Suíça;
  7. Sidney, Austrália;
  8. Vancouver, Canadá;
  9. Osaka, Japão;
  10. Auckland, Nova Zelândia.
Mini bandeiras de diversos países do mundo
Imagem: Kbuconi / Shutterstock.com

Piores cidades para se viver

Enquanto Viena celebra seu sucesso, cidades como Damasco, na Síria, e Tripoli, na Líbia, encontram-se nas últimas posições do ranking. Assim, essas localidades sofrem com a falta de estabilidade, o que é agravado pelos conflitos armados constantes, impactando negativamente todos os outros indicadores de qualidade de vida. Confira a lista:

  1. Damasco, Síria;
  2. Tripoli, Líbia;
  3. Argel, Argélia;
  4. Caracas, Venezuela;
  5. Kiev, Ucrânia;
  6. Porto Moresby, Papua-Nova Guiné;
  7. Harare, Zimbábue;
  8. Daca, Bangladesh;
  9. Karachi, Paquistão;
  10. Lagos, Nigéria.

Portanto, o resultado dessa análise anual destaca não apenas as cidades onde a qualidade de vida é superior, mas também aquelas onde melhorias urgentes são necessárias. Enquanto cidades como Viena continuam a brilhar, outras enfrentam desafios significativos que demandam ação imediata e eficaz das autoridades locais e globais.

Imagem: Kbuconi / Shutterstock.com