Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Confira as últimas notícias sobre o 14º salário do INSS

O projeto do 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS foi criado no intuito de dar um apoio financeiro a esse público. Confira!

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Celular com aplicativo do INSS ao lado de notas de 50 e 100 reais.

Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, o deputado Pompeo de Mattos (PDT) apresentou o projeto do 14º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o objetivo de fornecer um apoio financeiro adicional durante a crise econômica gerada pela pandemia.

Contudo, em junho do ano passado, Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, retirou a proposta de pauta e determinou que o texto fosse analisado por uma Comissão Especial, o que fez com que o processo de tramitação recomeçasse do início.

Como anda a tramitação do 14º salário do INSS

O projeto tinha o objetivo de conceder anualmente um 14º salário aos aposentados e pensionistas do INSS que recebem até dois salários mínimos. Para aqueles que recebem benefícios acima desse valor, o abono adicional seria também de até dois salários mínimos.

O Projeto de Lei estava tramitando em caráter conclusivo, isto é, se a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovasse, ele seguiria diretamente para o Senado Federal, sem precisar passar pelo plenário da Câmara dos Deputados. Após ser aprovado pelo Senado iria para a sanção presidencial.

Abono salarial extra do INSS é de difícil execução

Após a intervenção de Lira, o projeto do 14º salário ainda deverá passar por votação na Câmara dos Deputados e, se for aprovado, será encaminhado ao Senado Federal para que seja analisado e aprovado. Em seguida, será submetido à sanção do presidente da República.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

No entanto, Carlos Lupi (PDT), ministro da Previdência Social, afirmou em entrevista ao jornal O GLOBO que o 14º para aposentados e pensionistas do INSS é de difícil execução devido ao grande peso orçamentário, o que tornaria inviável para o governo bancar essa medida.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Pode ser do seu interesse:

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados