Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as vantagens e desvantagens do etanol como combustível do seu carro

Entenda, neste artigo, se o etanol é uma boa escolha para combustível de seu veículo! Avalie seus benefícios e desvantagens aqui.

Diante da enorme flutuação da economia, os brasileiros por vezes se revoltam com o preço nas bombas. Nesse sentido, muitas se questionam se optar pelo etanol como combustível é uma saída mais em conta. No artigo de hoje, vamos expor seus benefícios e desvantagens.

O etanol surgiu como tópico de discussão após Getúlio Vargas criar o IAA (Instituto Álcool e Açúcar) em 1933. Cinco anos mais tarde, a Lei 737 introduziu a obrigatoriedade sua adição à gasolina. Contudo, 1975 foi um ano determinante para o avanço desse combustível no país. O Proálcool surgiu com o intuito de diminuir a dependência brasileira quanto as importações.

Vantagens identificadas neste combustível

Em primeiro lugar, é inegável que, em termos de preservação ao meio ambiente, o etanol seja uma escolha de combustível interessante. Por poluir menos, tanto durante a fabricação quando nas ruas, o etanol é uma boa alternativa à gasolina. Além do mais, ele não depende do petróleo, já que sua produção provém de substâncias renováveis.

No entanto, o etanol não produz efeitos positivos apenas ao meio ambiente e ao seu carro. Em virtude da crise financeira que o país atravessa, ele tem um custo menor em comparação com os demais.

Cuidados com o etanol

Por outro lado, embora renovável, o etanol só pode entrar nos tanques dos veículos flex. Outro ponto de atenção é o preço. Isso porque ele só é uma boa opção para o bolso do consumidor quando está 30% mais barato do que a gasolina. Afinal, por causa do frio, ligar o motor pode ser um desafio complicado. Essa dificuldade provém das propriedades caloríficas e físico-químicas do etanol.

Finalmente, por mais “puro” que esse combustível seja, o cultivo da matéria-prima demanda grandes áreas de terra, o que gera um desmatamento considerável, o que pode impactar negativamente o meio ambiente.

Imagem: CHAI UM-IM / shutterstock.com