Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como aproveitar as condições especiais do Mutirão de Negociação de Dívidas dos bancos

Participe do Mutirão de Negociação 2024 para quitar dívidas com condições especiais até 15 de abril. Saiba mais detalhes aqui!

O Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira, uma iniciativa anual que envolve o Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e os Procons de todo o Brasil, chega à sua edição de 2024 oferecendo possibilidades reais de renegociação para aqueles que se encontram em débito com instituições financeiras. 

Assim, o prazo para participação na iniciativa vai até o dia 15 de abril. Dentre os tipos de dívidas que podem ser renegociados estão as contraídas via cartão de crédito, cheque especial, empréstimos pessoais e outras modalidades de crédito disponibilizadas por bancos e financeiras, desde que não haja bens em garantia. 

No  entanto, dívidas com garantias, prescritas ou com parcelamento em dia não estão elegíveis neste programa de negociação. Veja mais detalhes!

Como participar do Mutirão de Negociação de Dívidas

Portanto, para os interessados em aproveitar a oportunidade de quitar suas dívidas, o processo é fácil e acessível. A lista completa com os canais de atendimento das instituições financeiras participantes consta online, garantindo que os cidadãos possam solicitar a renegociação de maneira prática.

Além disso, o portal Consumidor.gov.br e os Procons que aderiram à iniciativa são meios pelos quais os devedores podem buscar acordos. Informações adicionais e detalhes sobre o processo de negociação estão no site Meu Bolso em Dia, que visa orientar e fornecer dicas valiosas para uma negociação de sucesso.

Duas pessoas sentadas no chão rodeadas por dívidas. Enquanto uma segura contas, outra utiliza uma calculadora
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com

Dicas importantes

Antes de dar início à renegociação, é crucial que o devedor tenha clareza sobre suas dívidas. Assim, consultar o Registrato para conhecer o montante devido e planejar o orçamento doméstico com base nas dicas fornecidas pela Febraban são etapas essenciais. 

Adicionalmente, a plataforma Meu Bolso em Dia oferece orientações para melhorar a educação financeira e a capacitação do cidadão, promovendo um controle financeiro mais eficaz pós-negociação.

Veja também:

Gastos com saúde podem te levar para malha fina do Imposto de Renda; saiba como declarar

Por fim, para os superendividados, a Lei 14.181/2021 garante a possibilidade de uma renegociação conjunta com todos os credores, uma alternativa que pode ser mais adequada do que as propostas individuais de cada banco.