Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como aproveitar os últimos dias do Mutirão de Negociação de Dívidas

Não perca a oportunidade de limpar seu nome! Saiba como aproveitar o mutirão de negociação de dívidas através das dicas!

No dia 15 de abril, chega ao fim o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o Brasil. Assim, por meio da iniciativa, os consumidores que se encontram endividados podem negociar as parcelas atrasadas com os bancos e financeiras.

Dessa forma, é possível negociar dívidas de cheque especial, cartão de crédito, empréstimo consignado e demais débitos contraídos junto a bancos e instituições financeiras. No entanto, é preciso que a dívida esteja em atraso e que não tenha bens como garantia, nem que seja dívida prescrita. Veja mais detalhes do mutirão!

Mutirão de Negociação de Dívidas

Portanto, por meio do Mutirão é possível ter acesso a descontos e redução de taxas. Além disso, a iniciativa também oferece um prazo maior para pagamento do débito e alteração nas condições de pagamento. Também é possível migrar o débito para outra modalidade de crédito mais barata.

Assim, primeiramente, é preciso enviar uma proposta de acordo ao banco por meio de seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr (conta prata ou ouro). 

Veja também:

Pix no Caixa Tem passa por grande mudança; entenda o que muda

De acordo com Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, é de extrema importância que a proposta enviada ao banco esteja condizente à capacidade de pagamento do consumidor, isto é, caiba em seu orçamento.

Imagem de uma pessoa segurando cartões e olhado para boletos e uma calculadora
Imagem: shisu_ka / shutterstock.com

Dicas de como aproveitar a iniciativa

Por fim, confira algumas dicas para aproveitar o Mutirão de Negociação de Dívidas que acaba no próximo dia 15:

  • Avalie suas dívidas: o primeiro passo para limpar seu nome é fazer uma avaliação completa de suas dívidas. Liste todas elas, incluindo valores, credores e condições de pagamento;
  • Priorize as dívidas: identifique as dívidas que possuem os maiores juros ou as que estão mais próximas de vencer. Priorize o pagamento delas para evitar acúmulos de encargos;
  • Negocie condições de pagamento: busque negociar condições de pagamento que sejam viáveis para sua situação financeira atual. Procure por descontos, parcelamentos ou até mesmo a renegociação do valor da dívida;
  • Mantenha um orçamento: é fundamental manter um orçamento detalhado para controlar seus gastos e garantir que você possa cumprir com os acordos firmados durante as negociações;
  • Evite novas dívidas: durante o processo de limpeza de seu nome, evite contrair novas dívidas. Mantenha-se focado em quitar os débitos existentes antes de assumir novas responsabilidades financeiras.

Imagem: shisu_ka / shutterstock.com