Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como funciona o empréstimo consignado do CadÚnico

Confira como funciona o empréstimo consignado do CadÚnico e como conseguir essa linha de crédito especial. Saiba mais!

Alguns cidadãos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem ter acesso ao empréstimo consignado. Trata-se, portanto, dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa forma, eles poderão solicitar o crédito e ter as parcelas descontadas diretamente do benefício.

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, já que o pagamento das parcelas é garantido. Como mencionado, essas parcelas são descontadas diretamente do benefício. Dessa forma, como as instituições financeiras têm certeza de que o empréstimo será quitado, oferecem taxas de juros mais baixas e com aprovação mais fácil.

Empréstimo consignado do CadÚnico

A Medida Provisória (MP) que determina as regras do empréstimo consignado do BPC, prevê que o beneficiário pode comprometer até 35% do benefício. Assim, são destinados 30% para o pagamento das parcelas do empréstimo e 5% para o pagamento dos gastos com o cartão de crédito consignado.

A MP que garante essa linha de crédito aos beneficiários do BPC já foi aprovada na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal. Agora, portanto, aguarda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancione a medida, para que ela entre em vigor.

O que é Benefício de Prestação Continuada?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência que estejam impossibilitadas de trabalhar. Embora seja pago pelo INSS, não é preciso ter feito contribuições previdenciárias para receber esse benefício. O pagamento é feito mensalmente no valor de R$ 1.320.

No entanto, vale destacar que para receber é preciso estar inscrito no CadÚnico e cumprir algumas exigências. Além disso, o BPC não dá direito ao 13º salário, nem deixa pensão por morte aos dependentes do beneficiário.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com