Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como investir no Tesouro Direto via Pix

O aporte pode ser realizado via Pix, sem precisar sair do site do Tesouro Direto

O Tesouro Direto conta com uma nova ferramenta, o Cad&Pag, que é a fusão de um cadastro simplificado com o novo método de pagamento, via Pix. Com isso, o investidor novato não necessita realizar o cadastro numa instituição financeira vinculado às operações de compra e venda de títulos públicos. Pois, o cadastro simplificado promete agilizar o processo. 

Dessa forma, o sistema do Tesouro Direto utilizará as informações disponíveis no Gov.br para conectar o novo investidor com uma instituição financeira que ele escolher. Assim, o Gov.br possibilita a identificação pessoal através de meios digitais, além de dar acesso a diversos serviços públicos.

Gov.br

O sistema do Tesouro Direto irá usar as informações disponíveis no Gov.br para conectar o novo investidor com uma instituição financeira de sua escolha. O Gov.br permite a identificação pessoal por meios digitais e também dá acesso a diversos serviços públicos.

À vista disso, há três níveis de conta na plataforma: bronze, prata e ouro. Portanto, para usar o cadastro simplificado, é preciso ter a conta prata.

Tipos de títulos

Em síntese, o investidor conta com três tipos de títulos para escolher. Sendo que, o Tesouro Selic é vinculado à taxa básica de juros determinado pelo Banco Central e acompanha a variação do Certificado de Depósitos interfinanceiros (CDI), que é o principal parâmetro de referência para as aplicações de renda fixa.

Além disso, também há o Tesouro IPCA, que são títulos indexados à inflação e pode distribuir juros semestrais ou pagar somente no fim do prazo do investimento.

Por fim, há o Tesouro Prefixado, que oferece a vantagem de, particularmente em períodos de redução dos juros, travar o ganho do investimento.

Compra do investimento

Em suma, após escolher o título, o comprador deve colocar o título no carrinho, como se estivesse comprando um produto num site de compras. Assim, para pagar pelo investimento, o Cad&Pag usa o PagTesouro, da Secretaria do Tesouro Nacional, um sistema de pagamentos via Pix.

Enfim, segundo o Ministério da Economia, as novas funcionalidades possibilitam a realização de investimentos em menos de cinco minutos, sem que haja a necessidade de ir até uma instituição financeira ou outras burocracias. Portanto, o aporte pode ser realizado via Pix, sem precisar sair do site do Tesouro Direto.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com