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Confira o prazo limite dos MEIs para renovação do Simples Nacional

Saiba mais sobre o prazo que os MEIs têm para fazer a renovação do Simples Nacional e o que fazer para evitar uma exclusão!

Os microempreendedores individuais (MEIs) precisam ficar atentos a um importante prazo em relação a renovação do Simples Nacional. Logo, aqueles que estiverem em situação irregular poderão ter a sua exclusão do sistema.

Esse cadastro permite que os microempreendedores tenham acesso a diversos benefícios. Saiba como manter a situação regular e o que fazer para não evitar essa exclusão na sequência.

Prazo de renovação do Simples Nacional dos MEIs está perto do fim

Pessoa segurando um celular apontado para a câmera. Na tela do celular está os logos da Receita Federal, do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI).
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Os MEIs precisam manter seu cadastro no Simples Nacional atualizado e em conformidade com as regras estabelecidas. No entanto, ao não regularizar qualquer pendência até o dia 1º de janeiro, isso pode levar à exclusão desse regime de tributação simplificada.

Sendo assim, a principal responsabilidade de quem é MEI é fazer o pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS), que engloba os tributos que devem ser pagos por esses microempreendedores.

Ao ter a sua exclusão pela falta de renovação do Simples Nacional, o MEI perde benefícios, como o auxílio doença e a aposentadoria. Isso porque esses direitos previdenciários são possíveis através do pagamento da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que está incluída no DAS.

O que fazer para regularizar a situação?

A fim de evitar a exclusão do Simples Nacional, é essencial tomar medidas para regularizar qualquer pendência existente. O processo pode ser feito online através do Portal do Simples Nacional ou do Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC).

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Segundo dados da Receita Federal, mais de 400 mil MEIs atualmente têm algum tipo de pendência, o que totaliza uma dívida coletiva de cerca de R$ 2,25 bilhões. Portanto, siga as instruções abaixo para conseguir realizar a renovação do Simples Nacional para o ano que vem:

  • Acesse o portal do Simples Nacional ou o e-CAC;
  • Clique na opção “Consultar Extrato/Pendências”;
  • Selecione “Consultar Pendências no Simei”;
  • Na página seguinte, haverá uma visão geral de quaisquer dívidas existentes, juntamente com as opções para a regularização;
  • A depender do valor devido, é possível obter a opção de parcelar a dívida.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com