Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Confira o valor da multa de quem usa a TV Box pirata

Os usuários que utilizarem TV Box pirata poderão pagar multas. Os valores podem ser aplicados para pessoas físicas e empreendedores.

Adriana AlbuquerquePor Adriana Albuquerque2 min de leitura
imagem de televisão com aparelho de TV Box e controle remoto

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está implementando novos modos para combater o uso de TV Box pirata no Brasil. Agora, a agência pretende multar quem utilizar esses produtos.

Em maio deste ano, a Anatel encerrou a Consulta Pública nº 24 que autorizava a aplicação de multas e definia o valor delas. 

Assim, usuários que utilizarem a TV Box sem autorização da agência poderão pagar multas. Dessa forma, os valores podem ser aplicados para pessoas físicas e empreendedores.

No caso de Microempreendedores Individuais (MEI) a multa será de R$110, enquanto empresas de grande porte podem pagar até R$ 30 milhões. 

O que é TV Box pirata?

A TV Box é um equipamento capaz de transformar uma TV comum em uma smart TV, assim o equipamento passa a ter acesso à internet e aplicativos como Youtube, Spotify e Netflix.

Contudo, existem ferramentas ilegais que permitem à televisão acessar um sistema próprio, que dá acesso aos conteúdos restritos, como TV a cabo e aplicativos de streaming. Dessa forma, estas ferramentas são consideradas TV Box pirata.

Como a Anatel saberá quem usa a ferramenta ilegal?

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Para que a Anatel saiba que há uma TV Box pirata sendo utilizada em uma residência, é necessário que alguém denuncie o uso. Dessa forma, o infrator deverá arcar com uma multa da Anatel.

Contudo, o usuário ainda pode correr o risco de receber um processo por crime de violação de direitos autorais e de contrabando. O uso pode gerar uma pena de dois a quatro anos em regime fechado.

Imagem: EKKAPHAN CHIMPALEE | shutterstock

Adriana Albuquerque

Autor

Adriana Albuquerque

Estudante de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

Topicos relacionados