Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira os mitos e verdades sobre o Drex (o Real Digital)

O que é verdade e o que é mentira sobre o Drex? Nesta matéria, desvendaremos os boatos sobre a nova moeda virtual do Brasil.

O Drex é a nova moeda digital desenvolvida pelo Banco Central do Brasil, com lançamento previsto para o final de 2024 e início de 2025. No entanto, certas informações já começaram a rodar na sociedade, sendo algumas verdadeiras e outras sem qualquer fundamento.

Nesta matéria, você vai conferir o que é verdade e o que é mito sobre o Drex, a primeira moeda virtual oficial do Brasil. O plano piloto foi iniciado em maio deste ano, mas as instituições bancárias ainda não têm plano de uso para a moeda.

Mitos sobre o Drex

banco do brasil drex
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O primeiro mito a ser desmascarado aqui é: o Drex não veio para substituir o Real. A nova moeda digital do Brasil é apenas uma continuação do dinheiro físico para o virtual. Outro mito diz que o Drex seria uma criptomoeda, o que também não é verdade. A moeda terá a regulação do Banco Central, e criptomoedas não são lançadas por instituições bancárias.

Veja também:

Câncer de próstata: entenda os direitos do trabalhador

Ademais, outra inverdade que surgiu sobre o Drex foi que ele eliminaria outros meios de pagamento. No entanto, a moeda virtual é uma plataforma que não vai excluir os meios de pagamento já existentes, pelo contrário, podendo até receber novas opções. Além disso, os bancos continuarão mediando as transações monetárias, e o Drex não exclui a funcionalidade das instituições. 

Verdades sobre a moeda digital

Com o Drex, a tokenização de ativos será incentivada, tornando as operações mais seguras e eficientes, já que serão regularizadas e monitoradas pelo Banco Central. Assim, a moeda virtual funcionará como uma plataforma de pagamentos para os brasileiros. A viabilização de contratos seguros visa a inclusão financeira e a possibilidade de todos investirem, mesmo que com valores menores.

Mais uma verdade sobre o Drex é que a moeda virtual pretende combater a corrupção. Nesse sentido, a tecnologia de transparência envolvida nas operações vai melhorar a identificação de atividades suspeitas. Ele será rastreável, ou seja, fraudes e golpes financeiros ficarão impossibilitados de saírem imunes.

Imagem: rafapress / shutterstock.com