Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Drex pode ajudar brasileiros a receberem benefícios sociais do governo

Agentes do Banco do Brasil (BB) explicam como o Drex pode ajudar nos benefícios sociais; entenda os detalhes.

O Drex, que será a moeda digital do Banco Central (BC), está sendo desenvolvido e com isso, ela poderá ajudar os brasileiros a receberem benefícios sociais do governo. O Banco do Brasil, em especial, destaca-se por sua investigação sobre o uso da versão digital do real.

Nesse sentido, o objetivo é justamente otimizar operações relacionadas a verbas públicas utilizando o Drex para pagamento dos benefícios sociais. Ainda, alguns detalhes foram explicados em uma entrevista à Exame, na ocasião, representantes do BB (Banco do Brasil) detalham os esforços da instituição financeira.  

Assim, o CTO do Banco do Brasil, Rodrigo Mulinari, e o gerente-executivo de TI, Julierme de Souza, falaram sobre a adaptação à expansão da tecnologia blockchain associada à CBDC. Eles ressaltaram os desafios inerentes a busca por casos de uso concretos, destacando a necessidade de possíveis ajustes nas leis brasileiras. Saiba mais!

As diferenças e propostas transformadores do Drex e Pix

pessoa usando celular com Drex

Nesse sentido, Mulinari enfatizou o contexto de aceleração da digitalização no sistema financeiro brasileiro, impulsionado pela pandemia, situando o Drex como o próximo passo nesse processo. Portanto, ele enxerga a tokenização de ativos e sua negociação como uma evolução significativa na democratização de produtos financeiros.

Ao comparar o Drex com o Pix, Mulinari destacou a proposta revolucionária do Drex para trocas mais complexas, como a compra e venda de bens. Ademais, ressaltou também a programabilidade do dinheiro como um potencial transformador, especialmente em operações como a entrega de benefícios sociais e soluções governamentais.

Veja também:

Nubank liberou HOJE (13/11) grande presente no aplicativo para seus clientes; veja como aproveitar

Potencial imediato com o Drex

Julierme de Souza expressou otimismo em relação à expectativa de popularização da tokenização, tornando ativos e bens acessíveis a um público mais amplo. Sendo assim, prevê a imediata simplificação e redução de custos em operações, especialmente no âmbito de pagamentos, enquanto reconhece que outros benefícios dependerão da regulamentação.

Portanto, ambos os executivos reconhecem a necessidade de um arcabouço regulatório robusto para o pleno aproveitamento do potencial do Drex. Por fim, eles projetam que a simplificação de pagamentos, aliada ao Pix, será imediata, enquanto a realização de outros benefícios dependerá do progresso na regulamentação, envolvendo diversos órgãos e uma estrutura normativa abrangente.

Imagem: rafapress/ Shutterstock.com