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Confira os principais problemas enfrentados pelos consumidores na Black Friday

Confira quais os principais problemas enfrentados pelos consumidores nas edições passadas da Black Friday e previna-se!

Segundo o panorama de tendências da Black Friday 2023, realizado pela Spark juntamente com a MindMiners, o principal motivo daqueles que não irão comprar no evento comercial é a falta de dinheiro (37%). No entanto, 27% não confia nas promoções da Black Friday.

Além disso, 21% afirmou não estar precisando de nada no momento, e 12% não acham os descontos do evento atrativos. Ademais, 74% dos entrevistados afirmaram que a Black Friday deveria durar mais tempo, e não apenas a última sexta-feira de novembro. Veja mais detalhes!

Principais problemas na Black Friday

Black Friday
Imagem: pathdoc / Shutterstock.com

Nem tudo são flores na Black Friday. O levantamento questionou quais os principais problemas enfrentados pelos entrevistados nas edições passadas da data. Assim, as principais respostas foram:

  • Já tiveram problemas com prazos de recebimento: 28%;
  • O produto não condizia com aquilo que tinha sido anunciado: 23%;
  • Foram mal atendidos por serviços de atendimento ao consumidor: 20%;
  • Enfrentaram problemas para trocar produtos: 17%;
  • Tiveram problemas para ter acesso ao reembolso: 17%;
  • Receberam produtos com defeito ou quebrados: 16%;
  • Afirmaram que compraram produtos que nunca chegaram: 11%.

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Dessa forma, entre os principais problemas relatados, os mais frequentes foram relacionados ao prazo de recebimento do produto e também à falsa propaganda.

Gasto nas compras

Por outro lado, o estudo também traz a tendência de gasto dos consumidores na Black Friday. Confira a faixa de preços das compras no evento comercial:

  • Até R$ 100,00: 9% dos consumidores;
  • De R$ 101,00 a R$ 300,00: 21%;
  • De R$ 301,00 a R$ 500,00: 18%;
  • De R$ 501, a R$ 600,00: 14%;
  • De R$ 801,00 a R$ 1 mil: 11%;
  • Acima de R$ 1 mil: 27%.

Portanto, a maioria dos consumidores deve gastar até R$ 500,00 em suas compras no evento, de modo que 37% pretende gastar o mesmo valor que na edição de 2022.

Imagem: marcelokimura / shutterstock.com