Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira se você tem direito a sacar dinheiro dos planos Collor, Bresser e Verão

Descubra agora se você tem direito a sacar o dinheiro perdido dos planos Collor, Bresser e Verão. Verifique sua elegibilidade e aproveite!

Cerca de 470 mil brasileiros podem reaver o dinheiro de perdas decorrentes dos planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II ainda este ano. Os valores das perdas variam de R$ 3 mil a R$ 100 mil, segundo levantamento da Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo).

A adesão ao acordo coletivo é voluntária e gratuita, sendo uma oportunidade para encerrar processos judiciais e obter justiça financeira. Além disso, o acordo já beneficiou mais de 300 mil pessoas, conforme destacado pela Febrapo, que receberam o dinheiro em até 15 dias após a adesão.

Como saber se você tem direito ao dinheiro?

Para verificar se há um processo em seu nome ou de um familiar falecido, é necessário entrar em contato com a Febrapo. Aqueles que já conhecem o andamento do processo e desejam realizar o acordo também devem contatar a entidade. Você pode entrar em contato pelos números de telefone 0800 775 5082 ou (11) 3164-7122, ou ainda pelo WhatsApp (11) 94284-4287.

Na imagem, um martelo de tribunal em cima de várias notas de dinheiro
Imagem: Satur / shutterstock.com

Os planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II foram implementados em períodos distintos com o objetivo de controlar a inflação no Brasil. Na época, a medida mais radical foi o confisco de poupanças com a promessa de devolução após 18 meses, o que não se cumpriu.

Veja também:

Inter ultrapassa marca de 30 milhões de clientes: como o cartão de crédito e o home equity contribuem para alcançar essa marca

Essas medidas afetaram diretamente os poupadores, levando a uma série de ações judiciais para reaver o dinheiro dos prejuízos causados pelos governos Collor e Sarney. Assim, a Febrapo, busca proteger os interesses das pessoas prejudicadas por esses planos, proporcionando ações judiciais conjuntas.

A importância do acordo coletivo

Aqueles que buscam encerrar o processo judicial e assegurar o ressarcimento veem a adesão ao Acordo Coletivo dos Planos Econômicos como a maneira mais rápida, segura e justa. Assim, com o cenário de suspensão indeterminada dos processos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Febrapo destaca que o acordo oferece uma solução mais ágil para o recebimento dos valores.

Os principais bancos participantes do acordo são Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Safra e Caixa Econômica Federal. Ademais, o acordo recebeu assinaturas da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e da Consif (Confederação Nacional do Sistema Financeiro).

Imagem: noppawan09 / Shutterstock.com