Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confirmado: milhões de brasileiros têm dinheiro a receber; confira datas de pagamento

Milhares de brasileiros têm dinheiro a receber do governo por meio da Receita Federal. A restituição do Imposto de Renda para pessoa física já tem data para acontecer.

A Receita Federal, após o envio das declarações, faz um ajuste de quantos impostos os contribuintes pagaram e quanto eles realmente deveriam ter pago. Dessa forma, ao finalizar o envio da sua declaração, automaticamente aparece na tela o valor da restituição, se houver.

Além disso, a restituição do IRPF acontece em lotes mensais. Dessa forma, é possível consultar em qual lote o contribuinte se encontra. Saiba mais sobre o seu potencial dinheiro a receber referente aos seus impostos pagos no ano de 2022.

Contribuintes têm dinheiro a receber da Receita Federal

É importante lembrar também que o prazo para as declarações do IR se inicia em 15 de março e vai até 31 de maio deste ano.

Na mesma época, se inicia também os lotes de restituição. Dessa forma, os contribuintes que enviarem suas declarações logo no começo do prazo, recebem seu dinheiro antes.

Entretanto, os últimos lotes de restituição do IR são corrigidos de acordo com a taxa Selic. Ou seja, quanto mais tempo você demorar para receber esse dinheiro, mais ele vai render. Portanto, é importante ver o que faz mais sentido dentro da sua estratégia financeira pessoal.

Calendário de restituição 2023

Seguindo a tradição, em 2023, serão 5 lotes de restituição do IR. São eles:

LoteData de Pagamento
31 de maio
30 de junho
31 de julho
31 de agosto
29 de setembro

Além disso, é importante ressaltar que os grupos prioritários recebem o dinheiro nos primeiros lotes. Esse ano, no entanto, mais dois grupos foram adicionados aos prioritários.

Dessa forma, eles são: idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças graves, professores, contribuintes que enviaram a declaração pré-preenchida, contribuintes que optam por receber seu dinheiro via Pix com chave CPF.

Imagem: rafapress / Shutterstock