Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça 5 tipos de contas bancárias existentes e suas características

Instituições financeiras oferecem várias tipos de contas bancárias, cada uma com suas características específicas. Entenda todas elas!

Antes do lançamento das fintechs, as ofertas de serviços financeiros eram limitadas. Agora, com todo o avanço tecnológico, 5 tipos de contas bancárias se destacam, cada uma com suas características específicas. Essas inovações transformaram o mercado, proporcionando uma variedade de soluções.

Nesse sentido, diante da diversidade de contas disponíveis atualmente, compreender as diferenças entre elas pode ser um desafio. Para auxiliar nessa escolha, a CRO e cofundadora do Bankly, Marilyn Hahn, dá algumas explicações

Quais são os 5 tipos de contas bancárias oferecidas?

Os 5 tipos de contas bancárias em destaque são: de pagamentos, corrente, salário, poupança e digital. Veja a seguir, então, como elas funcionam na prática.

Duas mãos de uma pessoa segurando diversos cartões de crédito ou de contas bancárias de cores diferentes.
Imagem: Me dia / Shutterstock.com

1. Conta de pagamentos

Esta é uma conta individualizada vinculada ao seu CPF, licenciada por instituições de pagamentos e regulamentada desde 2013. Esse tipo de conta tem o objetivo de aumentar a inclusão bancária e a competição entre bancos.

Veja também:

Nucoin: saiba como funciona a moeda digital do Nubank

No entanto, não é possível ter limite de crédito, como o cheque especial. Por outro lado, ela oferece uma variedade de serviços transacionais. Isso inclui, por exemplo, Pix, TED, boleto, entre outros.

2. Conta corrente

Nesta modalidade, a conta é individualizada e oferecida por bancos com licença de Instituição Financeira junto ao Banco Central.

Além dos produtos transacionais das contas de pagamentos, a conta corrente pode disponibilizar diferentes tipos de crédito, como cheque especial.

3. Conta salário

Esta categoria se destina ao recebimento de salários, geralmente aberta pela empresa em nome do colaborador.

Portanto, os fundos depositados em conta salário só podem ser transferidos para contas de mesma titularidade, sem serviços transacionais para terceiros ou pagamento de contas.

4. Conta poupança

Como o nome sugere, esta conta foi desenvolvida para poupar dinheiro. Nesse sentido, ela oferece depósitos regulares ou eventuais, com recursos aplicados em investimentos de baixo risco, com garantia de rendimento.

Nesse caso, o saldo é atualizado periodicamente pela taxa de juros prevista pelo governo. Ademais, as contas bancárias desse tipo oferecem liquidez imediata, possibilitando saques a qualquer momento.

5. Conta digital

A conta digital pode ser aberta e gerenciada completamente por aplicativos. Sendo assim, há facilidade no processo de adesão, realizado online, sem a necessidade de visitar uma agência física.

Além disso, nesse caso, todas as transações e atualizações ocorrem online, enquanto as tarifas, em geral, têm redução ou isenção.

Estudo revela quantidade de contas

De acordo com uma pesquisa da Cadarn Consultoria em parceria com a idwall, as contas bancárias emergem como um produto financeiro altamente procurado. Entre os tipos de contas bancárias existentes, a conta corrente alcançou a marca de 1 bilhão em 2022. 

Além disso, dados da pesquisa indicam um crescimento expressivo, com a média de contas por brasileiro aumentando de 4,3 em 2021 para 5,4 no ano seguinte.

Imagem: Me dia / Shutterstock.com