Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça a moeda de 1 real que vale uma FORTUNA (mais de R$ 26 mil)

Encontrar uma dessa moeda de 1 real pode te render uma bela fortuna! Descubra que moeda é essa e como fazer para vendê-la.

Quem diria que uma pequena moeda de 1 real poderia valer uma verdadeira fortuna? Pois é exatamente isso que aconteceu com uma série especial produzida em 1998.

Sendo conhecidas como “moedas de teste”, essas unidades são extremamente raras e cobiçadas por colecionadores em todo o país. A história por trás dessa moeda de 1 real é fascinante e vale a pena ser contada. Saiba mais detalhes a seguir e veja se você pode arrecadar uma grana extra com a venda delas!

O que são as moedas de teste?

Imagem de uma pilha de moedas
Imagem: Lijphoto / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Em 1998, a Casa da Moeda decidiu mudar o material das moedas que circulavam no Brasil. Dessa forma, ao invés do tradicional aço inox, foi escolhida uma combinação de alpaca e cuproníquel.

Veja também: É crime! Não devolver Pix feito por engano dá cadeia

Sendo assim, para diferenciá-las das demais moedas, uma letra ‘P’ foi gravada em um dos lados da peça. Esse simples detalhe foi o que fez com que essas moedas se tornassem valiosíssimas.

Quanto vale uma “moeda de teste”?

Eis uma curiosidade que certamente interessa a muitos: qual é o valor de uma “moeda de teste”? Pois bem, segundo ofertas nos principais portais de vendas de moedas, um exemplar foi arrematado por nada menos que R$ 26 mil em um leilão.

Na verdade, raridade, originalidade e conservação são fatores que influenciam diretamente na avaliação de itens colecionáveis. E no caso das “moedas de prova” em questão, esses três elementos são preenchidos com louvor. Por isso, se por acaso você tiver uma dessas peças guardadas, está na hora de buscar um bom negociante!

No entanto, é válido relembrar que não temos conexão com o mercado numismático e essa análise é baseada em informações disponíveis na internet. Portanto, se você pretende vender ou comprar itens raros, busque por informações e vendedores confiáveis nesse universo tão rico e cheio de curiosidades.

Por que essas moedas valem tanto?

Em geral, a principal razão para o valor estimado dessas moedas está na sua raridade. Afinal, elas foram produzidas em quantidade limitada, justamente por serem apenas um teste. Mas além disso, há um outro fator que entra em jogo: a conservação.

O termo “flor de cunho” é usado entre os colecionadores para indicar itens que não apresentam nenhum sinal de uso. Isso significa que as moedas estão em perfeitas condições, sem arranhões ou marcas de desgaste. Obviamente, encontrar uma “moeda de teste” bem conservada é ainda mais raro, o que faz seu valor disparar no mercado de numismática.

Em um mundo onde o digital parece tomar conta de tudo, é curioso ver como objetos do passado, como uma simples moeda de 1 real, ainda podem despertar tanto interesse e atenção.

Imagem: Dyfrain / Shutterstock.com