Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça as 5 cidades mais caras do Brasil para se viver

Um estudo da Mercer coloca São Paulo entre as cidades com maior custo de vida no mundo, ao lado de outras 4 cidades brasileiras. Veja quais

Em um relatório recente, a consultoria Mercer classificou São Paulo como uma das cidades mais caras para se viver no mundo, subindo 16 posições em relação a 2022. Além da metrópole paulista, o levantamento “Custo de Vida 2023” apontou mais cinco locais no Brasil.

A pesquisa detalha a flutuação de preços de mais de 200 itens, incluindo produtos de consumo e serviços, em 227 cidades ao redor dos cinco continentes. A base para todas as comparações mencionadas no estudo é a cidade de Nova York e o dólar americano.

Qual a posição das metrópoles brasileiras na lista?

Este ano, Hong Kong liderou o ranking, ficando em 1° lugar. As cidades brasileiras, por outro lado, também marcaram presença, mas não no topo. Assim, confira a seguir os locais que apareceram e suas respectivas colocações:

  • São Paulo – 152º lugar;
  • Rio de Janeiro – 171° lugar;
  • Brasília – 188° lugar;
  • Manaus – 196° lugar;
  • Belo Horizonte – 199° lugar.

Ademais, Inaê Machado, Líder de Mobilidade para o Brasil e Co-Líder do Centro de Interesse para LATAM, afirma que “é importante lembrar que a inflação e o câmbio impactam diretamente na comparação do custo de vida entre as cidades”.

Top 10 das cidades mais caras do mundo

As informações sobre o custo de vida nos lugares vieram à tona em um momento onde o debate sobre o custo de vida nas grandes cidades tornou-se uma questão global. Isso porque as cidades mencionadas no estudo estão constantemente sofrendo alterações na economia devido a diversos fatores, tanto internos quanto externos ao país. Assim, confira o top 10 mundial.

  1. Hong Kong;
  2. Singapura;
  3. Zurique;
  4. Genebra;
  5. Basileia;
  6. Nova York;
  7. Berna;
  8. Tel Aviv;
  9. Copenhague;
  10. Nassau.

Por outro lado, as cidades mais baratas, de acordo com o estudo, incluem Cairo, Tashkent, Tunis, Durban, Ankara, Windhoek, Dushanbe, Bishkek, Havana, Karachi e Islamabad.

Imagem: Zbynek Jirousek / shutterstock.com