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Conheça as fases de uma entrevista de emprego

As empresas têm usado de diferentes formas para analisar o perfil dos candidatos durante entrevista de emprego. Confira!

Existem diversas maneiras de realizar um processo de recrutamento, dependendo somente do que a empresa achar melhor. Uma das mais aplicadas pelos recrutadores é a entrevista de emprego em várias etapas. 

Essas diferentes fases aplicadas pelos entrevistadores têm o objetivo de analisar aspectos e qualidades do candidato, um de cada vez. Isso permite que todos os requisitos exigidos pela empresa sejam avaliados de forma mais minuciosa. Veja quais são essas fases. 

Tipos de entrevistas

Antes de saber sobre as etapas que uma entrevista é dividida, é importante conhecer quais são os tipos aplicados pelos recrutadores.

O primeiro deles é o individual, em que o candidato é entrevistado com base em perguntas sobre crenças e valores. O objetivo disso é saber se a resposta do interessado está alinhado com a da empresa ou se será possível que o participante se engaje com a companhia ao longo do trabalho. 

O outro modelo é a entrevista técnica, voltada mais para o conhecimento e as habilidades profissionais do participante. Ela usualmente é feita pelos trabalhadores da empresa que atuam em áreas relacionadas à vaga. 

Ainda, ela tem o intuito de saber e compreender mais sobre o histórico profissional do candidato, além de saber se os conhecimentos e habilidades que ele possui estão de acordo com o que é exigido pelo cargo. 

Etapas de uma entrevista de emprego

A primeira etapa de uma entrevista de emprego é a de contato em que, por meio de uma rápida conversa, o recrutador se comunica com todos os interessados na vaga. Essa fase serve como um afunilamento dos participantes de forma mais agilizada. 

Nessa conversa, os principais pontos desejados pela empresa são esclarecidos e é feita uma breve análise dos candidatos, buscando esclarecer principalmente sobre a disponibilidade deles. 

A segunda fase é o teste de perfil ou teste psicológico. Nela é feita uma avaliação para saber se a personalidade das pessoas está alinhada com o que é exigido pelo cargo e para a empresa. 

A última fase de uma entrevista de emprego, que nem sempre chega a ser aplicada por muitos recrutadores, envolve o contato do candidato com o RH ou membros da gestão da empresa. Essa conversa pode ser realizada até com líderes de departamentos, conforme o protocolo da companhia.

Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com