Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça os métodos de pagamento digital e suas vantagens

Saiba como utilizar a tecnologia ao seu favor ao aderir um destes métodos de pagamento digital. Conheça as vantagens!

Com a digitalização do mundo, diferentes alternativas de pagamento surgiram para acomodar e facilitar as necessidades dos clientes. Uma dessas alternativas é o pagamento digital, que tem revolucionado o modo como fazemos transações financeiras e se tornou uma valiosa adição a qualquer negócio.

Assim, os pagamentos digitais oferecem uma gama de opções para os clientes e podem resultar em um aumento nas vendas. Neste artigo, abordaremos melhor sobre essa opção, suas principais formas de pagamento e tecnologia.

Entendendo o Pagamento Digital

A imagem mostra uma pessoa utilizando o método QR-Code para pagamento.
Imagem: Nattakorn_Maneerat/ Shutterstock.com

O pagamento digital se refere a qualquer transação de compra e venda realizada com o auxílio de tecnologias que fazem a transferência de valores do cliente para a loja. Apesar de parecer uma opção exclusiva para vendas on-line, também está presente nas lojas físicas, como, por exemplo, na leitura do QR-Code.

Entretanto, existem várias opções para realizar pagamentos por meios digitais. Alguns dos mais populares incluem:

  • Pix Cobrança: disponível apenas para pessoas jurídicas (PJ);
  • Débito automático: utilizado para pagar contas recorrentes
  • Cartão de crédito; e
  • Boleto bancário: apesar de um método “antigo”, ainda é muito utilizado.

Vantagens e funcionamento dessa opção

Diversificar os meios de pagamento oferece mais liberdade e praticidade para o cliente. Além disso, as transações digitais aumentam a segurança para os comerciantes, reduzindo as chances de fraudes e facilitando o controle, visto que registrada as transações de forma automática.

Contudo, a lógica de funcionamento do pagamento digital é quase sempre a mesma e envolve várias etapas. O cliente faz a compra, a transação é enviada para o meio de pagamento, que a encaminha para a adquirente. Esta notifica à bandeira do cartão que, por sua vez, envia ao banco emissor. Caso aprovada, realiza o caminho inverso com a confirmação da transação.

Veja também:

Concurso público oferece mais de 200 vagas para todos os níveis com salários de até R$ 8.684,46; veja como se inscrever

À vista disso, o gateway de pagamento processa as informações e conecta o cliente, o banco e a operadora do cartão de crédito ao finalizar a compra. Ademais, garante a segurança da transação, criptografando as informações trocadas durante a transferência.

Imagem: Nattakorn_Maneerat/ Shutterstock.com