Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça os segredos do planejamento para o sucesso da sua empresa

Vitor Del Santo, CEO na Lumy Incorporadora, dá dicas de comum fazer um bom planejamento para sua empresa.

Todos os empreendedores dizem que é preciso ter planejamento. O fim e o começo do ano são os períodos em que, normalmente, as empresas traçam estratégias. Mas como planejar algo num cenário tão instável? É preciso tentar prever diferentes cenários, desde o mais otimista até o mais pessimista? Uma dica, por exemplo, é fazer planejamentos mais curtos (para um semestre, trimestre ou bimestre). O que mais tem sido difícil para os empresários nesse quesito? É preciso estar muito bem informado para saber como se programar melhor?

É provável que você também goste:

TARGET Meio de Pagamentos lança empréstimo pessoal de até R$ 30 mil para caminhoneiros

Conta Digital iFood concede R$ 100 milhões em empréstimos

Banco do Brasil concede empréstimo de R$ 20 mil para MEIs e pequenas empresas

Segredos do planejamento para o sucesso da sua empresa

Planejamento sem dúvida é fundamental para o sucesso de todo empreendedor. No ambiente desafiador e incerto em que vivemos, é preciso ter alta capacidade de adaptação, agilidade e atenção máxima aos detalhes.

O plano de ação, como é conhecido o planejamento anual na área do empreendedorismo, certamente deve ser levado muito a sério. As metas e os bônus dos executivos devem ser apurados conforme atingimento do plano e, segundo o cronograma da empresa, o plano de ação deve ser finalizado num determinado período, com uma reunião entre CEO, executivos e sócios.

Vitor Macaferri Del Santo, CEO na Lumy
Imagem: Lumy (divulgação)

Sempre busco um planejamento conservador-otimista. Afinal, há um conflito saudável: o interesse dos sócios de ter os melhores resultados possíveis, defendendo um plano de ação bastante desafiador. Paralelo a isso, não podemos fazer algo impossível de se alcançar, que desmotive os executivos e impossibilite o alcance das metas e da participação sobre lucros e resultados (PLR). As empresas sem dúvida devem ser meritocráticas, inovadoras e com alta capacidade de adaptação às adversidades impostas.

Como medida para enfrentar o cenário pandêmico, devemos adotar uma revisão mais frequente do planejamento. Essa revisão – chamada de tendência – pode ser feita a cada dois meses, por exemplo. A tendência é a atualização do plano de ação com base no que a empresa já viveu, sempre mantendo o pactuado entre sócios e executivos.

Por fim, é preciso estar atento aos detalhes a todo instante, seguindo o plano estratégico. Afinal, é no detalhe que se ganha ou se perde o jogo.

Autor: Vitor Macaferri Del Santo, CEO na Lumy Incorporadora.

Sobre a Lumy

Focada em empreendimentos imobiliários de baixo custo e bom padrão de qualidade, a Lumy surgiu em 2018, vendo o déficit imobiliário crescer a 10% ao ano em São Paulo. Neste ano, se destaca com uma das principais inovações do mercado – a tokenização de um prédio com 120 unidades.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: I Believe I Can Fly / Shutterstock.com