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Conheça seus direitos do consumidor antes de comprar na Black Friday

A Black Friday está chegando e você precisa conhecer todos os seus direitos enquanto consumidor antes de ir às compras. Entenda!

A Black Friday está chegando e, com tantas compras online em mente, você precisa conhecer os seus direitos do consumidor, caso alguma coisa dê errado. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê algumas legislações para a proteção do comprador.

Para isso, o Procon atua fortemente contra preços abusivos, sempre fiscalizando, principalmente nas lojas físicas, os produtos oferecidos. Assim, você tem maior segurança e justiça na hora de realizar as suas compras nessa Black Friday. Veja alguns dos seus direitos abaixo.

Quais são os direitos do consumidor nesta Black Friday?

Conheça os direitos do consumidor
Imagem: Pla2na / Shutterstock.com

De acordo com o CDC, seja na Black Friday ou fora dela, todo o consumidor tem direito à informação. Ou seja, você precisa saber tudo sobre o produto que você pensa em comprar, para que você tenha a possibilidade de fazer as escolhas corretamente.

Além disso, o direito se estende à proteção da saúde e da segurança, para que todo consumidor adquira produtos e serviços que não gerem riscos para a saúde. Outro direito é o da proteção contra publicidades enganosas e práticas abusivas. A ideia com esta regra é garantir que a população faça usufruto de boas relações, justas e transparentes de trabalho.

Todas essas regras dizem respeito ao “pré-compra”, importantes durante as pesquisas da Black Friday, mas ainda existem outras, que falam sobre o direito do consumidor no “pós-compra”.

Conheça outros pontos que a legislação traz

Além dos direitos que falamos acima, ainda podemos pontuar alguns outros direitos do consumidor que você precisa estar ciente para esta Black Friday, como, por exemplo:

  • Direito ao arrependimento: todo consumidor pode se arrepender de uma compra e devolvê-la/cancelá-la em até 7 dias, sem nenhum motivo ou justificativa;
  • Direito à garantia: garantia legal em produtos defeituosos, para que você possa trocá-los ou receber o reembolso;
  • Direito à educação: os consumidores podem e devem receber todas as orientações para o consumo consciente.
  • Direito à Justiça: para casos que necessitem assistência legal para a proteção contra práticas excessivas e abusivas.

Imagem: Pla2na / Shutterstock.com