Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consignado do Auxílio Brasil: adesão ao crédito anima campanha de Bolsonaro

A alta adesão de beneficiários do Auxílio Brasil ao consignado do programa tem animado a equipe de Bolsonaro (PL)

Às vésperas do segundo turno das eleições, a alta adesão de beneficiários do Auxílio Brasil ao consignado do programa têm animado a equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL), que acredita que isso pode render votos do eleitorado de baixa renda ao candidato que tenta a reeleição.

De acordo com Daniella Marques, presidente da Caixa Econômica Federal, já foram liberados cerca de R$ 1,8 bilhão a 700 mil beneficiários que solicitaram o consignado do Auxílio Brasil. Marques afirmou que o valor médio liberado pelo consignado do programa social é de R$ 2.600,00.

Mudança de votos

Assim, para a campanha de Bolsonaro, o consignado tem potencial para virar votos de eleitores que recebem algum benefício do governo federal. Dessa forma, o cálculo de sua equipe é de que cada consignado concedido possa afetar até quatro votos.

Na última segunda-feira (17), a Pesquisa Ipec apontou que, nos domicílios em que há beneficiários de programas sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 60% das intenções de voto, já o atual presidente tem 36%.

No primeiro turno da eleição presidencial, que ocorreu no dia 2 de outubro, Bolsonaro obteve 51 milhões de votos (43,20%), ficando atrás de Lula (PT), que teve 57,2 milhões (48,43%).

Consignado do Auxílio Brasil

No final de setembro,o crédito consignado do Auxílio Brasil foi regulamentado pelo governo federal por meio do Ministério da Cidadania.

Portanto, é possível destinar até 40% do valor do benefício para a quitação do consignado. 

Assim, de acordo com o regulamento, a taxa de juros não pode ser maior que 3,5% ao mês. Contudo, é o banco quem define a taxa, contanto que seja abaixo desse patamar.

Críticas

À vista disso, especialistas e entidades têm criticado a oferta do consignado do Auxílio Brasil. Pois, segundo eles, a medida pode causar danos aos beneficiários, já que os recursos do Auxílio Brasil, via de regra, são utilizados para gastos básicos de sobrevivência.

Dessa forma, efetuar um consignado do Auxílio Brasil pode ser vantajoso para quem tem alguma necessidade urgente e inadiável. Todavia, não para pagar as contas do dia a dia, ou para fazer compras desnecessárias.

Pois, o crédito pode comprometer a renda disponível do beneficiário durante um longo prazo. Portanto, pode faltar dinheiro por vários meses para gastos essenciais, como alimentação.

Imagem: rafapress/shutterstock.com