Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Consignado do Auxílio Brasil: Caixa suspende operações no final de semana

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspenso para manutenção técnica. Veja o que a Caixa disse e quando o serviço volta a funcionar

Camila DuartePor Camila Duarte2 min de leitura
Caixa

Na última sexta-feira (21), a Caixa Econômica Federal fez um importante anúncio sobre o consignado do Auxílio Brasil: as operações da oferta de empréstimo estão suspensas. Dessa forma, o crédito não poderá ser contratado neste fim de semana, com retorno previsto para as 7h da próxima segunda-feira (24).

De acordo com o banco, a interrupção do serviço ocorre para que seja realizada uma manutenção nos ambientes tecnológicos. Confira um trecho do comunicado enviado pela Caixa:

“A Dataprev e a CAIXA realizarão manutenção programada em seus ambientes tecnológicos. Com isso, a operação do Consignado Auxílio ficará indisponível em todos os canais de 18h desta sexta-feira (21/10) até 7h da próxima segunda-feira (24/10)”.

Consignado pode ter suspensão definitiva

O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de parecer técnico, recomendou a suspensão do consignado do Auxílio Brasil. A justificativa da recomendação é que a linha de crédito pode ser usada para interferir politicamente nas eleições presidenciais.

A Caixa recebeu o prazo de 5 dias úteis, a contar do dia 20 de outubro, para prestar esclarecimentos. Na última sexta (21), a presidente do banco público, Daniella Marques, disse que a instituição respeitará qualquer decisão do TCU sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Empréstimo teve 2 mil reclamações em 1ª semana

Liberado pela Caixa no último dia 11, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi alvo de muitas críticas de setores da sociedade civil e até mesmo de grandes bancos. Santander, Itaú e Bradesco decidiram não operar a linha de crédito, assim como Nubank e Inter, dois dos maiores bancos digitais do país.

Além dos juros altos para a categoria de consignado (3,45% ao mês), o empréstimo para famílias de baixa renda amparadas pelo governo é visto como um estímulo ao endividamento.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Em sua primeira semana de implementação, o crédito do Auxílio Brasil teve mais de 2 mil reclamações, segundo monitoramento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

As queixas são contra a Caixa Econômica Federal, Banco Pan e fintech Meu Tudo. De maneira geral, os problemas mencionados envolvem questões operacionais e técnicas, falta de respostas por parte das instituições financeiras, ligações oferecendo o empréstimo (o que é proibido), além de tentativa de venda casada.

Imagem: SERGIO V S RANGEL/shutterstock.com

Camila Duarte

Autor

Camila Duarte

Camila Duarte é entusiasta de tecnologia e economia, apaixonada por comunicação e boas histórias. Jornalista em formação (UNESA), graduada em História (UNIRIO). Possui cursos de Redator Hacker e Ninja SEO, tem experiência como redatora, pauteira e revisora. Atua na redação do Seu Crédito Digital em diversas frentes.

Topicos relacionados