Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consignado do Auxílio Brasil será cancelado se eu perder o benefício?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Embora o consignado do Auxílio Brasil tenha sido aguardado com grande expectativa pelos beneficiários do programa social, ainda restam algumas inseguranças quanto à nova linha de crédito. Assim, há um receio por parte desses cidadãos de o benefício ser cancelado e, dessa forma, eles não conseguirem quitar o empréstimo.

Contudo, de acordo com as regras, caso o benefício seja suspenso, o consignado não será cancelado. Portanto, ainda que deixe de receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deverá continuar pagando todos os meses o empréstimo, até o final do prazo do contrato, depositando na sua conta o valor da parcela.

É possível renegociar, caso não consiga pagar?

Em síntese, como a parcela do empréstimo consignado é descontada diretamente do valor do benefício, não há possibilidade de renegociação. O beneficiário já vai receber a quantia do Auxílio Brasil com a parcela descontada.

Assim, o beneficiário que quiser renegociar a dívida terá dificuldades. Entretanto, será possível portar esse empréstimo consignado para outro banco que disponibilizar condições mais vantajosas.

‌Motivos da desistência

Todavia, as instituições financeiras vêm demonstrado receio em disponibilizar o consignado a esse público. Isso porque há dúvidas em relação à continuidade do Auxílio Brasil em 2023, já que os candidatos têm propostas divergentes em relação ao programa social.

Assim, devido a essas diferentes propostas, há o risco de muitas famílias deixarem de receber o benefício caso as regras mudem. Isso levaria essas famílias a deixarem de pagar as parcelas do empréstimo, deixando os bancos no prejuízo.

Para além disso, a medida que prevê o consignado do Auxílio Brasil estabelece que, em hipótese alguma, o governo será responsável pela dívida. Portanto, se o beneficiário deixar de receber o Auxílio Brasil, será obrigado a continuar a pagar as parcelas por conta própria, o que pode gerar inadimplência.

Consignado do Auxílio Brasil

Em suma, o consignado do Auxílio Brasil é uma modalidade de empréstimo que pode ser solicitada pelos beneficiários do programa social.

Portanto, aquele que contrata o consignado passa a ter descontos mensais em seu benefício do Auxílio Brasil, até que a dívida seja quitada completamente. Ademais, esses descontos são feitos de forma automática.

Enfim, é importante se atentar à taxa de juros do consignado, pois, ainda que o Governo tenha fixado um limite de 3,5% ao mês, cada instituição poderá implantar a sua própria taxa. Então, cada banco estabelece o seu próprio patamar.

Imagem: fizkes/shutterstock.com