Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consignado do INSS já tem novo teto de juros, confira regras e como consultar taxas

Confira as novas regras e saiba como consultar as taxas do empréstimo consignado do INSS com o novo teto. Saiba mais!

Os novos limites de taxas de juros para empréstimo consignado com desconto em folha passaram a vigorar na última segunda-feira, dia 11. As taxas foram fixadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS).

A principal mudança é a redução da taxa base de 1,72% ao mês para os empréstimos tomados por aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inclusive para beneficiários de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O INSS recomenda, então, que seus segurados verifiquem atentamente as taxas cobradas pelas instituições financeiras antes de contratar um empréstimo consignado.

INSS: Redução na taxa do cartão de crédito consignado

Um celular mostra na tela 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Desse modo, a redução das taxas de juros também impacta o cartão de crédito consignado, com o novo limite fixado em 2,55% ao mês, ante os 2,61% anteriores. Instituições financeiras estão proibidas de oferecer empréstimos e cartões consignados com taxas acima dos novos limites.

Desde março de 2023, as taxas máximas para empréstimos consignados estão em queda. Passando de 2,14% ao mês para os atuais 1,97% ao mês, beneficiando quem busca esse tipo de crédito. Essas mudanças buscam tornar o crédito consignado mais acessível e menos oneroso para os beneficiários.

Como pesquisar a melhor taxa para empréstimo

Assim, as regras permitem que segurados do INSS comprometam até 45% do valor de seu benefício com empréstimo consignado. Desses 45%, 35% se destinam para empréstimos pessoais, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício. O empréstimo pode ser quitado em até sete anos e os juros são limitados pelo teto estabelecido, podendo a instituição financeira cobrar menos, mas nunca mais.

Segurados do INSS podem pesquisar pela menor taxa de juros cobrada entre as instituições financeiras através do site ou aplicativo Meu INSS, na opção “Taxas de Empréstimo Consignado”. Nele é possível visualizar uma lista das instituições e suas respectivas taxas de juros. Dessa forma, é possível também pesquisar diretamente pela instituição de interesse.

Veja também:

Saldo de R$ 194 no Nubank: saiba como isso é possível

Então, esse novo teto de juros é uma medida para proteger os aposentados e pensionistas das altas taxas de juros cobradas pelos bancos. Além de promover a competitividade no mercado financeiro e garantir opções mais acessíveis de empréstimo.

Imagem: Brenda Rocha-Blossom / shutterstock.com