O Banco Central confirmou, nesta quarta-feira (19), que autorizou a constituição do Banco XP, um banco múltiplos com carteiras comercial e de investimento. No dia 13 de dezembro foi quando ocorreu a autorização.

Leia também:

Credicard Zero passando o Nubank? Cartão sem anuidade do Itaú chega a 8 milhões de propostas.

XP Investimentos vai lançar banco com conta corrente e cartão de crédito.

Constituição do Banco XP é autorizado pelo BC e deverá oferecer crédito

“A autorização para funcionamento será concedida tão logo sejam atendidas, pela instituição, as demais exigências estabelecidas na regulamentação em vigor (constituição da empresa, integralização do capital, implementação da estrutura operacional, eleição dos dirigentes, entre outras providências)”, informou o BC via assessoria de imprensa.

A XP, portanto, provavelmente passará a dar crédito aos seus clientes. Cogita-se que a XP conceda empréstimos colateralizados, ou seja, com investimentos de seus clientes como garantia em troca de taxas menores, o que deverá aquecer ainda mais a disputa pelos investidores no mercado brasileiro.

Outro produto que é cogitado é a antecipação de investimentos com prazos mais longos. O cliente poderá, por exemplo, receber hoje um CBD com vencimento de fois anos. Entretanto, para ter acesso aos produtos bancários do grupo, o usuário terá que abrir uma conta na XP.

Hoje, a instituição conta com cerca de 850 mil clientes e R$ 250 bilhões sob custódia. A previsão do início das operações é para o segundo semestre do ano que vem.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhe os artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.