Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consulta ao 1° lote da restituição do Imposto de Renda é liberada; veja se vai receber

Descubra como consultar sua restituição do Imposto de Renda para 2024 e saiba mais sobre prazos e prioridades.

Com o início do pagamento das restituições do Imposto de Renda em 2024, muitos contribuintes se perguntam sobre os prazos, prioridades e especialmente, como realizar a consulta. Sendo assim, vamos explicar tudo que você precisa saber para verificar a situação da sua restituição.

Ademais, assegurar que recebe os valores devidos sem complicações. Desse modo, o primeiro pagamento do lote de restituição do Imposto de Renda está programado para 31 de maio de 2024.

Além disso, esta data também marca o último prazo para a entrega das declarações do IR para aqueles que ainda não enviaram. Logo, é crucial estar atento não apenas para receber, mas também para cumprir as obrigações tributárias dentro do prazo estipulado.

Prioridade no pagamento das restituições do Imposto de Renda

Leão símbolo do Imposto de Renda ao lado de notas de 50 e 100 reais adicionadas à imagem via edição.
Imagem: SteffenTravel / Shutterstock.com

Primeiramente, existem critérios específicos que definem a prioridade no recebimento das restituições. Este ano, o valor total destinado às restituições soma aproximadamente R$ 9,5 bilhões. Dessa forma, realiza-se a distribuição primeiramente aos contribuintes considerados prioritários, que incluem:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • Professores cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix.

Adicionalmente, pode-se fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda de maneira simples e rápida através do site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a página da Receita Federal;
  2. Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
  3. Selecionar a opção “Consultar a Restituição”;
  4. Preencher o formulário com CPF e data de nascimento.

Após a consulta, caso o pagamento já tenha sido efetuado, ele será realizado diretamente na conta bancária indicada na declaração.

Veja também:

Montadoras devem investir mais de R$ 100 bilhões no Brasil

O que fazer se o crédito não for realizado?

Se, por algum motivo, não ocorrer o crédito da restituição do Imposto de Renda na conta informada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode realizar o reagendamento do crédito dos valores diretamente no Portal BB ou através da Central de Relacionamento BB, nos seguintes números:

  • 4004-0001 para capitais;
  • 0800-729-0001 para demais localidades;
  • 0800-729-0088 exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Caso o prazo de um ano se expire, ainda é possível solicitar a restituição não resgatada através do Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, e então, clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com