Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como consultar as contas e cartões emitidos em um CPF

Assim como a internet e as redes sociais tem se expandido, os golpistas também têm se adaptado, e lançado novos meios de enganar e roubar as pessoas. Por conta disso, é muito importante estar atento às dicas de segurança, que estão presentes na internet, assim como “se armar” de ferramentas que possam auxiliar nessa missão.

Acompanhar o seu CPF é extremamente importante. Diante disso, confira abaixo, uma ferramenta do Banco Central (BC), no qual você pode ver as contas e os cartões emitidos em seu CPF.

Como consultar as contas e cartões emitidos em um CPF

O Banco Central (BC) tem o Sistema Registrato, no qual é possível ter acesso a informações como o endividamento, os relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional, e as operações de câmbio, atreladas ao seu CPF. O relatório do “Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional” (CCS) mostra as relações de instituições financeiras que você tem algum relacionamento.

Tais como uma conta corrente, investimentos e a poupança. Sendo assim, o Registrato permite identificar se os seus dados estão sendo usados por fraudadores.

  1. Acesse este site;
  2. Em seguida, realize o seu login;
  3. Logo após, o Banco Central disponibiliza 5 opções que você pode usar para consultar o seu CPF:
    • Dívidas Inscritas no Cadin Federal;
    • Empréstimos e Finaciamentos (SCR);
    • Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS);
    • Chaves Pix;
    • Câmbio e Transferências Internacionais.
  4. Ao clicar em uma das opções, basta clicar em “Consultar”;
  5. Depois disso, toque em “Aceito os Termos de ciência e responsabilidade”, e em “Gerar Relatório”.

Pronto! Agora você já sabe como consultar o seu CPF, e ter acesso a informações financeiras importantes.

Dicas de segurança

  1. É importante estar de olho no seu CPF. Ou seja, não caia nas mãos de golpistas – esse é o grande e principal cuidado que você deve ter. Por meio do número do seu CPF, e alguns dados básicos com nome completo, endereço, e nome da família, os fraudadores podem ter um cartão de crédito em seu nome. 
  2. O Boa Vista tem uma boa ferramenta para evitar fraudes com o seu CPF, intitulado Radar Pessoal. Em suma, ele informa por SMS, ou e-mail, se você tem dívidas vencidas, ou não pagas. Além disso, é possível ver se o seu nome está para ser negativado, e quais as empresas que estão consultando os seus dados.
  3. Ademais, se chegar ao seu conhecimento uma compra com um cartão que você não pediu ao receber a fatura para o pagamento, ou quando o seu nome ficar sujo, converse com o emissor. Em suma, você pode pedir o bloqueio do cartão de crédito e o cancelamento da compra. Para isso, é necessário enviar um Boletim de Ocorrência.

Imagem: rafapress / shutterstock.com