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Consumidores fazem denúncias contra Amazon às vésperas da Black Friday; entenda o que está acontecendo

Entenda os detalhes sobre os casos de denúncias que acusam a Amazon próximo ao evento de promoção mais aguardado do ano.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) fez denúncias contra a Amazon, a gigante do comércio eletrônico. De acordo com o caso, a empresa inundou seus resultados de busca com anúncios “defeituosos” e irrelevantes. 

Essas ações teriam sido incentivadas pelo fundador da empresa, Jeff Bezos. Sua estratégia era não apenas aumentar os lucros da Amazon, mas direcionar os compradores para produtos de preço mais elevado.

De acordo com a FTC, durante uma reunião crucial, Jeff Bezos teria orientado seus executivos a “aceitar mais defeitos” como forma de aumentar o número total de anúncios exibidos. Assim, iria impulsionar os lucros com a publicidade da Amazon. 

Denúncias contra Amazon por práticas anticoncorrenciais

Os  defeitos mencionados pela agência se referem a anúncios que não são relevantes ou apenas parcialmente relevantes para o que o usuário está procurando. Além da FTC, 17 estados americanos também entraram com ações legais contra a Amazon no final de setembro. 

Nesse sentido, eles alegam que a empresa utilizou seu poder de monopólio para elevar os preços na web, prejudicando a experiência de compra e excluindo concorrentes. A Amazon introduziu anúncios em seu site há mais de uma década.

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Com isso, permitiu que marcas e vendedores competissem por destaque nos resultados de busca. Isso se transformou em uma das áreas mais lucrativas da empresa, ultrapassando a Microsoft em 2018 e se tornando a terceira maior plataforma de anúncios nos Estados Unidos, atrás apenas do Google e do Facebook.

Amazon gera mais de US$ 12 bilhões em receita publicitária

A Amazon revelou em 2022 que sua receita de publicidade superou US$ 12 bilhões no terceiro trimestre, destacando a importância desse setor. A empresa afirma que suas práticas de publicidade impulsionaram a concorrência e a inovação na indústria varejista, beneficiando clientes e vendedores na plataforma. 

No entanto, a FTC alega que a estratégia de publicidade da Amazon prejudicou a experiência de compra dos usuários, com anúncios de baixa qualidade obscurecendo os resultados orgânicos relevantes. 

A estratégia de anúncios da Amazon resultou em preços mais altos para produtos patrocinados, tornando mais difícil para os compradores encontrar opções acessíveis. Imagem: Markus Mainka/ shutterstock.com