Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Consumidores poderão bloquear celular roubado com apenas ‘um clique’; confira

O Ministério da Justiça e Segurança Pública irá lançar uma funcionalidade para bloquear de forma instantânea celulares roubados. Confira!

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Mão vestida com luva preta furtando um aparelho celular de dentro de uma bolsa vermelha, carregada por uma pessoa no ombro.

Nesta terça-feira (19), o Ministério da Justiça e Segurança Pública irá lançar uma funcionalidade para bloquear de forma instantânea celulares roubados. E, assim, irá impedir os acessos a contas de bancos e serviços no aparelho. A novidade foi anunciada pelo secretário-executivo da pasta, Ricardo Capelli.

Dessa forma, o objetivo da medida é nacionalizar um protocolo de segurança que seja de fácil acesso aos usuários que forem vítimas de roubos ou furtos de celulares. Assim, segundo Capelli, a medida irá transformar “os celulares roubados num pedaço de metal inútil”. Veja mais detalhes!

Bloqueio de celular roubado

Portanto, de acordo com Ricardo Capelli, com apenas um clique, será enviado um aviso para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para bancos, para operadoras de telefonia e para os demais aplicativos de uma vez, isto é, simultaneamente, para que sejam bloqueados.

Veja também:

Benefícios do INSS podem ter aumento após revisão: veja quais

Assim, a medida está sendo lançada em meio ao aumento desses casos. Sendo que, de acordo com o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, foram 852.991 mil ocorrências, já em 2022, 999.223 mil casos. Dessa forma, a alta foi de 16,6% em furtos e roubos.

A imagem mostra um Celular no bolso traseiro e uma mão, com luva preta, retirando o aparelho.
Imagem: cunaplus / shutterstock.com

Casos de roubos apresentam crescimento no Brasil

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Por fim, ainda segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, o Estado de São Paulo liderou em número absolutos, sendo 346.518 celulares roubados ou furtados, sendo 30% do total do Brasil. Já em segundo lugar aparece a Bahia, com 83.433, sendo que o Estado foi o que obteve o maior aumento em relação a 2021, uma variação de 70,5%.

Já no Estado do Rio de Janeiro entre 2021 e 2022, o aumento foi de 58,6%. Enfim, o levantamento tem como base informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais. Além das polícias civis, militares e federal e também outras fontes oficiais da Segurança Pública.

Imagem: vchal / Shutterstock.com

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados