Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta corrente: O que é? Como funciona?

A conta corrente tornou-se algo essencial na vida das maiorias das pessoas.

0

A conta corrente tornou-se algo essencial na vida da maiorias das pessoas. É nela onde o salário e os ganhos são depositados; mas será que realmente se sabe como ela funciona de fato? 

Este demonstrativo de ações é uma das formas mais econômicas e populares para indivíduos com rotinas mais corridas. Mesmo assim, ainda aparenta apresentar questões que confundem muitos de seus interessados.

Com isso, ao longo deste texto, será compreendido os pontos de destaque dessa modalidade. Além de conhecer detalhes muito úteis para caso se utilize ou pretenda-se implementar o uso de uma conta corrente no dia a dia.

O que é uma conta corrente?

Uma conta corrente (CC) é uma modalidade de conta bancária muito comum, prática e eficaz. Este tipo de operação é como conta de depósito, mantida em um banco ou em outro tipo de instituição financeira, a qual define as suas regras em questão de acesso, disponibilidade, cobranças e funcionalidades.

A abertura de uma conta corrente é feita mediante a apresentação de comprovantes de identificação, renda e residência em uma agência de preferência ou por meio de seus canais digitais. Em casos de solicitação para menores de idade, é obrigatório o acompanhamento por um responsável.

A contratação de uma conta corrente é muito recomendada para o uso rotineiro. Normalmente, clientes utilizam uma CC com o intuito de realizarem movimentações monetárias com mais rapidez e facilidade. Além de utilizar diversos tipos de benefícios ofertados em prol de suas transações comerciais.

Conta corrente e conta poupança

Apesar de serem utilizadas inúmeras vezes todos os dias, e por milhares pessoas, muitos ainda possuem dúvidas sobre as diferenças entre as duas modalidades de conta mais populares no país: a conta corrente (CC) e a conta poupança (CP).

Ao entender um pouco mais sobre as principais divergências entre ambas, fica bem mais fácil compreender as vantagens individuais adquiridas por cada uma delas. Então, primeiramente, vejamos o que é uma conta poupança.

Uma conta poupança é um tipo voltado ao salvamento e rendimento do dinheiro. Nela o foco não fica em questão do uso de tais finanças, mas sim, em poupá-las. Com isso, não é possível receber o pagamento de salário em uma CP. Além de serem básicos os recursos de movimentação.

Em contraproposta, as contas correntes viabilizam a utilização prática em curto prazo, com uma maior taxa de movimentação. Ao fim, optar por possuir ambos os tipos de conta, pode beneficiar diferentes propósitos de forma simultânea.

Para que serve uma conta corrente?

A percepção que muitos podem ter em cima da serventia de uma conta corrente vai muito além de apenas receber e pagar. Como já foi dito anteriormente, uma CC serve principalmente como um auxílio ao dia a dia de seus proprietários. Assim, de início, o ponto mais chamativo com certeza é a mobilidade.

Para quem deseja ter segurança entre suas saídas e entradas de dinheiro, o uso de uma CC é altamente recomendado, principalmente pela já falada “praticidade” proporcionada.

Muitos outros benefícios podem ser obtidos e bem aproveitados por donos de contas correntes. Confira alguns dos mais requisitados na listagem.

  •         Saques mensais limitados ou ilimitados;
  •         Transferências por TED e DOC;
  •         Transferência por caixas eletrônicos;
  •         Programação de pagamentos;
  •         Certas instituições não cobram tarifas para CC;
  •         Liberada a solicitação de empréstimo;
  •         Financiamento de casa e carro;
  •         Possibilidade de realizar investimentos;
  •         Contratação de serviços de seguro (vida, automóvel, etc.);
  •         Solicitar e acessar talões de cheque;
  •         Retirada de extratos.

Vale lembrar que, de acordo com a instituição em mente, as regras para o uso destes benefícios podem mudar. Além disso, vantagens exclusivas ou, mais abrangentes, podem ser encontradas.

Como funciona uma conta corrente?

O funcionamento de uma conta corrente é de fácil compreensão, visto que esta, por sua vez, busca priorizar a maximização de controle de valores.

Os clientes que utilizam uma CC, normalmente estão à procura de um meio de executar ações rotineiras e monetárias da forma mais tranquila possível. Como por exemplo, receber salário, pagamento por serviços, pagar contas, realizar transferências e depósitos.

Além da mobilidade, uma conta corrente funciona em prol da conveniência e da segurança das informações de seus usuários.

Quais são os tipos de contas?

Assim como qualquer outro tipo de contrato onde a parte final é o cliente, diferentes tipos de planos são oferecidos. Cada um com suas peculiaridades, tais quais buscam mirar nas dores e dificuldades de alvos específicos. Dessa forma, tratam de ajudá-los mais afundo e com mais eficiência.

Existem tipos de contas especiais e exclusivas de certos bancos e instituições. Porém, em sua essência, a maioria acaba por ajudar em questões que outras fazem de uma forma mais abrangente.

Com isso, nos quatro tópicos a seguir, serão conduzidos os resumos dos tipos de conta corrente mais encontrados no mercado financeiro. 

Conta corrente básica e especial

Chamado de conta corrente básica (conta Bacen de serviços essenciais), simples, gratuita ou sem juros, este primeiro tipo é oferecido por quaisquer instituições financeiras, pois é determinado como obrigatório pelo Banco Central.

Este é realmente o meio de entrada mais simples, onde há mais limites e a tão chamativa abertura gratuita.

Já a conta corrente especial, remunerada ou com mensalidade, é um tipo mais completo. Nela, de acordo com o valor de pacote pago, mais serviços são liberados (cheque especial, programas de milhagem, etc.) e outros são descontados.

Conta corrente conjunta

Assim como o seu nome indica, este tipo de conta corrente é voltado aos titulares que desejam compartilhar o serviço com mais pessoas. Independente do grau de afinidade entre os indivíduos, todos possuirão acesso ao canal e estarão cientes de seus limites e opções.

Conta corrente universitária

Boa parte das instituições oferecem este tipo de conta corrente, que foca em trazer vantagens aos estudantes universitários. Por vezes, eles são incapazes de arcar com os custos de outros tipos de pacotes.

Conta corrente digital

Com cada vez mais popularidade, as contas digitais estão aqui para tornar os processos bancários em ações ainda mais práticas. Com o uso da internet, as Instituições podem disponibilizar os serviços de conta corrente de forma on-line, onde basta que o cliente tenha acesso a um celular ou computador.

Seis pontos de partida muito chamativos em contas digitais são:

  •         A rápida abertura de conta;
  •         A fácil gestão de finanças e procedimentos;
  •         O uso intuitivo da tecnologia;
  •         Mais explicações e respostas às dúvidas mais frequentes;
  •         Atendimento virtual;
  •         Auxílio a titulares negativados.

Aplicativos com estes tipos de fins estão cada dia mais populares e bem-vistos. A tendência é de que muitos costumes de outrora se tornem obsoletos com o uso de contas digitais.

O dinheiro rende na conta corrente?

Essa é uma das perguntas mais frequentes entre aqueles interessados em adquirir uma conta corrente. De forma simples, a resposta é sim. Porém, não é recomendado direcionar o foco de uma CC para esse uso em específico.

Como foi abordado ao longo do texto, essa modalidade é a principal no quesito agilidade e praticidade. Se a intenção de uso estiver atrelada a pagamentos, depósitos e saques constantes, uma conta do tipo é muito mais do que indicada.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: create jobs 51 / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...