Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de banco internacional vale a pena? Veja vantagens e desvantagens

Você sabia que as contas internacionais podem ser uma excelente opção para algumas pessoas? Veja as vantagens!

Você sabia que as contas internacionais podem ser uma excelente opção para quem viaja com frequência, trabalha com conteúdo em sites estrangeiros ou está em busca de novas oportunidades de investimentos? 

Mas será que essa opção é realmente vantajosa? Vamos explorar juntos(as) as vantagens e desvantagens de ter uma conta internacional e descobrir se ela é a escolha certa para você!

Vantagens das contas internacionais

Uma grande vantagem é que elas permitem fazer compras no exterior pela internet pagando menos Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Com o cartão internacional o imposto é de 1,1%. Já com o cartão do Brasil o valor pode chegar a 6%. 

Além disso, as taxas bancárias são menores, facilitando para quem precisa transacionar com o exterior, como pessoas que possuem negócios ou imóveis fora do país.

Outra vantagem é que as contas internacionais oferecem outras opções de investimentos que não existem no Brasil. A conta investimento, por exemplo, funciona como as contas de corretoras no Brasil e só permite investimentos em renda variável, fixa e ativos em bolsa de valores.

Desvantagens das contas internacionais

Porém, há também desvantagens. Uma delas é que a variação cambial pode representar um risco, já que é possível que, se o saldo estiver em dólar, ele perca ou ganhe valor em real, em caso de variação do câmbio. 

Além disso, os registros de saldo devem ser informados na declaração de Imposto de Renda, caso contrário pode ser caracterizado crime de evasão de divisas.

Mas o banco estrangeiro vale a pena?

Como vimos, as contas internacionais têm suas vantagens e desvantagens. Para alguns, elas podem ser uma ótima opção para transacionar com o exterior, investir em ativos disponíveis apenas em outras bolsas de valores e fazer compras em moeda estrangeira, pagando menos impostos e taxas bancárias. 

No entanto, é importante lembrar que há riscos envolvidos e que é necessário declarar o saldo na declaração de Imposto de Renda.

Portanto, a decisão de abrir uma conta em banco internacional deve ser tomada com cautela. Avalie cuidadosamente as opções disponíveis e opte pela que melhor atenda às suas necessidades e perfil de investimento.

Imagem: Anton_AV / Shutterstock.com