Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de energia GRÁTIS nos próximos meses; saiba quem pode se beneficiar

Alguns consumidores poderão usufruir da conta de energia grátis por, pelo menos, 3 meses.

Consumidores poderão usufruir de conta de energia grátis por, pelo menos, 3 meses. Para conseguir o benefício, é preciso estar inscrito na Tarifa Social. Além disso, essa medida, que é da Enel, também é válida para os consumidores que ficaram sem energia após os incidentes do dia 3 de novembro.

Diversas pessoas, principalmente da cidade de São Paulo, ficaram mais de 48 horas sem energia, após temporal que aconteceu no município. Para entender mais sobre a iniciativa, que partiu do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) e pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), continue a leitura!

Veja também:

Proposta do Nubank oferece pagamento da 1º parcela de empréstimo só em 2024

Como conseguir a conta de energia grátis?

Conta de luz com lâmpada, moedas e calculadora sobre mesa
Imagem: Renata Photography / shutterstock.com

O funcionamento do programa é simples. De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somente em 2022, mais de 24 milhões de cidadãos foram beneficiados pela Tarifa Social. Importante ressaltar que os descontos obtidos através do programa são cumulativos e sua aplicação é somente para a categoria de tarifa residencial. Dentre os principais descontos oferecidos estão:

  • 65% de abatimento para consumo mensal que varie entre 0 e 30 kWh;
  • 40% de desconto para consumo mensal entre 31 e 100 kWh;
  • Para o consumo mensal entre 101 e 220 kWh, o desconto é de 10%;
  • A partir de 221 kWh não há descontos disponíveis.

Quais os requisitos para ser um beneficiário?

No entanto, para ser um beneficiário da Tarifa Social e conseguir a conta de energia grátis, é preciso seguir alguns critérios básicos, como, por exemplo:

  1. Ser um cliente residencial de baixa renda;
  2. Estar cadastrado no CadÚnico;
  3. Possuir uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo;
  4. Para famílias que possuem pessoas com deficiência que necessitam do uso contínuo de aparelhos elétricos, a renda mensal deve ser de até três salários mínimos.

Por fim, estas exigências são essenciais para assegurar que o benefício da Tarifa Social realmente chegue a quem mais precisa, ofertando um suporte adequado para estas famílias no que se refere ao acesso à energia elétrica a um custo mais justo.

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com